Sebastião Marques - Colportor especializado


Por Célio Barcellos


Nas horas matinais desta sexta feira (17), recebi a triste notícia do falecimento do excepcional Colportor Sebastião Marques. 

A informação dada pelo Pr. Edson Loura no grupo do Mestrado em Teologia, realmente nos pegou de surpresa, uma vez que o valente Sebastião era conhecido nacionalmente. Na realidade, ele estudou para colportar! Chegou a dar cursos contra o tabagismo no exterior. 

Pelo que tenho conhecimento, o Sebastião Marques foi o pioneiro a abrir empresas para colportar. Ainda me lembro da primeira vez em que participei de um treinamento para colportores no Centro de Treinamento Adventista (CATRES/Guarapari-ES) e lá estava o Sebastião Marques a convite da então União Este Brasileira (UEB), atualmente USeB, falando para colportores que desejassem trabalhar com empresas. 

Naquele treinamento, eu estava com a minha esposa Salomé e juntos conosco sentados ao lado, estavam o Colportor José Carlos de Colatina e sua esposa, apelidada carinhosamente de Branca. 

Em determinado momento daquele treinamento, seminários foram divididos por salas e eu escolhi estar na sala do Marques. 

Me lembro de alguns detalhes daquela aula. Ele iniciou a sua fala com um limão na mão e disse que com aquele fruto, ganhava o auditório. O Sebastião Marques se preparou para a colportagem! 

Alguém certa feita chegou para ele e disse: “Você é enfermeiro e fracassou. Cursou faculdade de direito e fracassou. Você é um simples colportor". Ele simplesmente respondeu: “Antes de tudo isso que você falou, eu ja era Colportor”. 

O Sebastião Marques se preparou para a colportagem! Ele era técnico em enfermagem e com os conhecimentos técnicos e habilidades adquiridas, iniciou abrindo pequenas empresas e bancos. 

Decidiu cursar duas faculdades simultaneamente. Direito à noite e a outra que não me recordo, pela manhã. E no período da tarde, colportava para custear os estudos. 

Ou seja: Sebastião Marques era um colportor especializado. A quantidade de livros que vendia, era preciso um transporte especial para a entrega. 

À época da sua fala em Guarapari, no final dos anos 1990, ele mencionou duas grandes empresas que teve acesso e grande êxito. 

O grupo Randon, ligado a transportes rodoviário por todo o País e o grupo Votorantin, ligado a celulose e papel. 

Na ocasião tratou diretamente com Antônio Ermírio de Moraes, então presidente da Votorantin. 

Para aqueles que olham a colportagem como algo extremamente negativo, eis o exemplo de um homem que venceu todos os obstáculos e se tornou um bem sucedido colportor. 

Não vou nem descrever a riqueza material adquirida por esse homem, pois como colportor ele foi muito bem sucedido financeiramente. 

No entanto, quero destacar a riqueza espiritual e familiar desse gigante da colportagem. Natural do Rio de Janeiro e casado com Terezinha Marques, eles tiveram três filhos e ambos estão na igreja. 

Adriene Köhler, é casada com o Pr. Erton Köhler, atual presidente da Divisão Sul Americana (DSA); Daiene Marques, esposa de médico obreiro e Harrison Marques, membro ativo na igreja Central do Rio de Janeiro. 

Pois é… findou-se a carreira do “bravo colportor” Sebastião Marques. Porém, a ESPERANÇA maior está no porvir, quando o Senhor Jesus Cristo apontar nas nuvens dos Céu e chamar todos os redimidos pelo nome (ITs 4:13-18). 

Sem contar a quantidade de pessoas alcançadas pelas literaturas espalhadas por esse gigante da colportagem. 

Que Deus conforte a todos da família do Sebastião Marques! Que mais jovens se espelhem na vida desse homem e acreditem no Ministério da Página Impressa. 

Afinal, esse ministério é de Deus e não de homens. Atenção colportores! Sejam valentes como o Sebastião Marques. 

Maranatha! 

Comentários

  1. Um professor que deixará saudades!! Que Deus conforte os corações de toda família.

    ResponderExcluir
  2. Meus sentimentos a toda familhia! Descanse em.paz, seu Sebastião Marques, sempre vou lembrar do senhor com muito carinho. Em 3 mesestrabalhando em sua casa, tive o prazer de conhecê um servo do senhor tão amado e querido por todos. Quê Deus envie seus anjos pra consolar e confortar toda familhia. 😥

    ResponderExcluir
  3. Elsi koehler, que Deus conforye a família de Sebastião Marques

    ResponderExcluir
  4. Ontem estava com uma colportora estudante aqui em casa, mencionei que nos anos 80 e 90 conheci o CE. Sebastião Marques nos cursos de colportagem... Ela digitou o nome dele e a palavra colportor, logo caímos nesse blog, fiquei muito triste com a notícia da morte desse grande colportor, ele inspirou uma geração inteira com suas histórias incríveis de fabulosos resultados e de grandes providências...
    Lembro-me de vê-lo no púlpito sendo interpelado por um colega curioso, o nosso colega perguntou qual era o segredo do seu sucesso na colportagem?
    Ele levantou as barras da calça e mostrou seus joelhos que aparentemente estavam marcados por calos...
    Entendemos naquele gesto que seu segredo era a oração, a confiança e a dependência do poder de Deus.
    Ao grande CE. nos resta dizer: vem Senhor Jesus! Apocalipse 22:20

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Antônio, boa noite! Que bom que encontrou o meu blog. Realmente você falou de alguém muito especial da obra de publicações. O Sebastião Marques foi um gigante da Colportagem. Que Deus te abençoe ricamente! Continue acessando o blog, gosto de postar algumas coisas.

      Excluir
  5. 5 anos depois encontro isso!!! Muito obrigada pelo carinho e respeito ao meu pai. Obrigada pelo texto. Obrigada as mensagens que li aqui! Ontem ele teria completado 86 anos. Sou Daiene a filha primogênita! O exemplo dele continuará por toda minha vida e de meus filhos!! Não estou na colportagem mas estou a 35 anos na Educação Adventista. Temos a bendita esperança da ressurreição e vida eterna!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Daiene, boa noite! Que bom que gostou do texto. Como chegou até você? O seu pai era um vencedor. Um cristão apaixonado pela obra de publicações. Esse blog existe para falar de coisas elevados. Fico feliz em saber que tem chegado em alguns lugares.
      Que Deus abençoe ricamente a sua vida e a sua família!

      Excluir
    2. Olá Daiene, que Deus te abençoe! O seu pai foi pregador do evangelho através das publicações. Que bom que você apreciou o texto.

      Excluir

Postar um comentário

Mais Vistas