Farmar aura: a busca por status que não é só de adolescente





Por Célio Barcellos
A gíria do momento entre adolescentes das gerações Z e Alpha, usada para acumular presença, estilo e pontos de carisma, chama-se “farmar aura”. 

 “Farmar” vem da repetição de ações para obter recursos nos jogos. Já “aura” designa a vibe cool, a confiança, o magnetismo e a energia que alguém transmite. 

Assim, farmar aura nada mais é do que a busca por aceitação no grupo: uma espécie de encenação em que o adolescente assume um personagem para conquistar admiração e respeito dentro da sua panelinha. 

Se olharmos para gerações anteriores, encontraremos equivalentes dessa prática, embora com outra “vibe”. 

Em outras épocas, comportamentos semelhantes poderiam render a alcunha de “ideia de jerico” ou virar alvo fácil de bullying

Por mais resiliência emocional que se atribua a essas gerações, ninguém queria passar pelo constrangimento do “mico”. 

A cultura da internet, especialmente pelo TikTok, acelera a viralização e dá proporções globais a essas dinâmicas. 

O grande desafio, portanto, é convencer filhos e adolescentes próximos de que a construção da imagem não precisa ser medida por uma brincadeira coletiva de pontuação social. 

Particularmente, desde o MRNT-SP (congresso que reuniu cerca de 9 mil jovens no UNASP) tenho me reunido com um grupo de adolescentes e jovens entre 15 e 23 anos em Santo Antônio de Posse-SP para bate-papos. 

A experiência tem sido muito positiva. No primeiro encontro, trabalhamos o soneto “Na ribeira do Eufrates assentado”, de Luís de Camões, e conversamos sobre a análise do poeta acerca de seu exílio, comparando-a ao exílio dos judeus no Salmo 137. Discorremos sobre questões existenciais. 

A partir do segundo tema, a escolha ficou por conta deles. A sugestão “Relacionamento”, proposta pela adolescente Nayra, gerou uma conversa tão rica e participativa que se estendeu por quase duas horas — e ainda continuou no momento do lanche. 

O terceiro tema, que ocorrerá na próxima semana e foi proposto pela jovem Smirna, tratará de dilemas éticos e morais a partir da pergunta: 

Até que ponto alguém é moralmente culpado quando pratica ou apoia o mal acreditando estar fazendo o certo?”. 

Teremos uma semana para “viajar” até a Alemanha nazista, dialogar com alguns filósofos e nos demorar nas páginas da Bíblia, em busca de uma conversa elevada (Colossenses 3:1-4). 

Esse tipo de abordagem é, certamente, um caminho eficaz para nos distanciarmos da “farma aura”. O problema, no entanto, não é exclusivo dos adolescentes: adultos também o enfrentam. 

Eles podem não fazer o “showzinho” típico dos mais novos, mas mantêm o seu próprio espetáculo — especialmente quando as camarilhas (as panelas) se reúnem. 

Atualizam apenas as apresentações; as encenações permanecem. Por não terem a vida resolvida, muitos adultos se infiltram em grupos para formar panelas e serem aceitos. 

Para se manterem na turba, a performance exige falar mal da vida alheia, zombar das pessoas, criar apelidos que geram gargalhadas e, não raro, praticar sabotagens motivadas por inveja, desrespeito e pobreza de espírito. 

Se a “farma aura” adolescente provoca certo “mico” e impaciência nos adultos, a versão adulta deveria envergonhá-los ainda mais. 

Afinal, quando os adolescentes fazem isso apenas para serem aceitos, a mania tende a passar. Já quando adultos não resolvidos continuam a ferir a dignidade do próximo, não se trata mais de fase inicial de construção de identidade, mas de um defeito de caráter. 

Devemos agradecer a Deus por Seus atos de misericórdia e bondade, que, por meio do evangelho da graça, nos oferecem o Espírito Santo para o arrependimento dos nossos pecados. 

Para adolescentes e jovens, um bate-papo sobre coisas elevadas ajuda a eliminar o que é sem sentido, pois há tanto saber disponível que a “farma aura” se torna secundária.

O mesmo vale para os adultos. Se forem maduros na fé, na espiritualidade, nos relacionamentos sociais e na intelectualidade, certamente teremos famílias, trabalhos, igrejas e grupos mais saudáveis.

.
.
.
.

#blogger #life #family #nature #amor #amo #leitor #leitora #ler #cultura #vida #tempo #oportunidade #hospital #dor #tristezas #suicídio #família #noivos #casal #blogueira #reflexão #política #religião #filosofia #benção #historia #liberdadereligiosa #crônica #poesia #jaguariuna #terremoto #turquia #siria #itaunas #missão #criacionismo #MarcosEberlin #logica #aristoteles #tarsk #campori #desbravadores @desbravadoresucb @desbravadoresbrasil @paulista.central #morte #finados #ressurreição #amazonia #terrorismo #hamas #inmission #missãourbana #missao #evangelismo #natal #feliznatal #felizanonovo #sabado #shabat #racismo #racism #medium #SemanaSanta #cronica #Senna #Formula1 #gaúchos #chuvas #RioGrandedoSul #estado #vidassecas #gracilianoramos #pablomarçal #neymar #autista #TDAH #medicina #assassinato #tiros #EUA #eleiçãoUSA #Trump #Biden #camões #soneto #babel #babilônia #Eufrates #Jerusalém #clássicos #Bíblia #glória #oração #SilvioSantos #Abravanel #judeus #floresta #incendio #Humboldt #evangelismo #transfusãodesangue #JW #política #político #eleições #peninha #aracelicrespo #capixaba #crime #violência #feminicidio #irmãnadia #freira #católica #catolicismo #convento #latim #impacto #existencialismo #tristeza #angustia #felicidade #JesusCristo #Bolsonaro #Messias #mãe #diadasmães #socialismo #venezuela #comunismo #opressão #DuraEuropos #Yale #oslusiadas #guerra #drones #Russia #Romenia #Galati #Ucrania #evangelismofeminino #mulher #adventistas #PSG #Paris #ChampionsLeague #narrativa #governo #França #imigração #violência #Macron #MarineLePen #euro #dólar #economia #unasp #England #English #British #Taunton #capixaba #EspiritoSanto #pastor #architectural #death #life #SEC #Bath #UK #inmission #unasp #adventist #church #Brazil #FIFA #Worldcup26 #Haiti #sábado #BenShapiro #Maimônides #adventistas #pôrdosol #futebol #terremoto #venezuela #japão #pesadelo #conflito #paz #sonho #arena #jovens #adventistas #adolescentes #adultos #farmaraura #farmar #aura #internet #tiktok #cultura #educação #fofoca #panelinhas 

Comentários

Mais Vistas