O garoto que vendia doces e realizava sonhos
Por Celio Barcellos
Há 104 anos, na cidade de Nova Lima-MG, nascia o menino que vendia doces e entregava sonhos – Milton Soldani Afonso.
Ah, como o tempo tece fios de esperança em meio à poeira da pobreza! Desde os primeiros anos, Milton fitava o mundo com olhos de quem já sonhava alto.
Vendo a família afogada em dificuldades – o pai perdido no vício do álcool, a mãe tecendo dias inteiros na máquina de costura –, ele jurou a si mesmo: "Vou ser rico para ajudar as pessoas".
E que juramento foi esse! Não um capricho infantil, mas um fogo que ardia no peito, impulsionando-o para além das ruas empoeiradas de Nova Lima.
Sua mãe, num gesto de amor e fé que ainda me emociona ao recordar, vendeu a única máquina de costura para enviá-lo ao internato do Colégio Adventista Brasileiro, hoje Centro Universitário Adventista de São Paulo.
Ali, o menino descobriu a colportagem: vendia livros porta a porta para sustentar os estudos, ecoando os doces que outrora oferecia.
Nas primeiras férias, colheu dois estipêndios – o equivalente a seis meses de mensalidades. Mas o coração de Milton não batia só por si.
Vendo um amigo prestes a abandonar os sonhos por falta de vendas, ele estendeu a mão: pegou um estipêndio e quitou todas as despesas do companheiro.
Em valores de hoje, algo como 18 mil reais por semestre, incluindo faculdade e internato. Que gesto de generosidade, que lágrima de gratidão deve ter rolado! O tempo voava, e Milton florescendo.
Sua retórica brilhava como estrela guia, mas Deus sempre em primeiro lugar, ancorando sua alma. Nas férias seguintes, três estipêndios conquistados, e mais dois amigos salvos do abandono.
Assim brotava a semente de um dos maiores filantropos do Brasil: um homem que transformava suor em solidariedade.
Até o seu amigo de infância, um tal Tancredo de Almeida Neves, vendo a sua prosperidade e o seu empenho para ajudar pessoas, disse: Milton, quando você vai ajudar as crianças de Minas?
Milton Afonso não se esqueceu de sua terra. Tão logo possível, comprou uma fazenda na cidade natal de Tancredo - São João Del Rei e construiu o Centro Educacional Tancredo Neves (CETAN) que auxiliou muitos filhos de Minas e do Brasil.
Hoje, 12 de dezembro, seu aniversário, sinto o peito apertar ao escrever esta crônica. Eu fui um dos mais de 70 mil alunos que ele moldou.
Era 2005, eu retornava à faculdade de teologia, casado, com um filho nos braços, e um ano de dívidas no seminário me sufocava.
Consegui um estipêndio, mas a família clamava por prioridade. Desesperado, um colega, Luiz Otávio, do Rio de Janeiro, me deu o contato da secretária do Dr. Milton.
Ela, solícita, ouviu minha história. A Golden Cross, em reestruturação, não cobriu os três anos restantes, mas um ano de bolsa veio como um raio de luz divina.
Bendito seja! Milton construiu um império: Golden Cross, Universidade de Santo Amaro e tantas outras empresas. Mas seu legado pulsa em histórias vivas.
Lembro-me da que ele mesmo contou, com voz trêmula: em Brasília, uma senhora elegante o aborda, pede um abraço. Lágrimas escorrem enquanto ela revela: órfã, educada num orfanato sustentado por ele, hoje desembargadora. "Você me salvou sem saber meu nome", disse ela.
Ah, que abraço foi aquele, carregado de anos de gratidão, de vidas reconstruídas!
Adventista dedicado, Milton ampliou sua luz ao evangelho: dízimos fiéis, rádios, TVs, missionários sustentados.
| Apoiador do trabalho do arqueólogo brasileiro Rodrigo Silva |
O menino que vendia doces agora realiza sonhos em escala épica – da educação básica a doutorados no exterior; investe em artes, na ecologia, na ciência, no criacionismo, em escavações arqueológicas, ou seja, Milton Afonso encarna a figura do mecenas que investe no bem da humanidade.
Parabéns, Dr. Milton Afonso! Nunca trocamos palavras, mas oro para que Deus guarde você e sua família. E um dia, possamos conversar na eternidade.
Feliz aniversário, com o coração transbordando de admiração!
.
.
.
.
#blogger #life #family #nature #amor #amo #leitor #leitora #ler #cultura #vida #tempo #oportunidade #hospital #dor #tristezas #suicídio #família #noivos #casal #blogueira #reflexão #política #religião #filosofia #benção #historia #liberdadereligiosa #crônica #poesia #jaguariuna #terremoto #turquia #siria #itaunas #missão #criacionismo #MarcosEberlin #logica #aristoteles #tarsk #campori #desbravadores @desbravadoresucb @desbravadoresbrasil @paulista.central #morte #finados #ressurreição #amazonia #terrorismo #hamas #inmission #missãourbana #missao #evangelismo #natal #feliznatal #felizanonovo #sabado #shabat #racismo #racism #medium #SemanaSanta #cronica #Itaúnas #Itaunas #itaunas #vila #praia #capixaba #MiltonAfonso #GoldenCross

Comentários
Postar um comentário