A cultura Cananéia renascida: Um chamado ao despertar espiritual
Por Célio Barcellos
Nesta madrugada, as cenas de guerra no Rio de Janeiro, registradas nesta terça-feira, interromperam meu sono e me compeliram a refletir sobre as consequências devastadoras do pecado na humanidade.
Diante dessa perplexidade, recordei a ação divina contra os povos cananeus, ao conduzir os israelitas do Egito à Terra Prometida (Êxodo 23:28-30; 33:2; 34:11).
Frente à iniquidade, é inútil recorrer ao anacronismo para condenar a intervenção de Deus contra aqueles povos do Antigo Oriente Próximo.
Conforme J. D. Douglas, em "O Novo Dicionário da Bíblia" (p. 193), os cananeus praticavam orgias sexuais como forma de adoração, sacrifícios humanos, idolatria politeísta, corrupção moral generalizada e bestialidades.
Tais condutas eram incompatíveis com o ideal divino para a região onde Seu povo se estabeleceria como nação.
Da mesma forma, a glamourização do crime, a cegueira da justiça perante o mal e o endurecimento dos corações colidem com o caráter de Deus, exigindo, inevitavelmente, uma resposta firme dEle.
Apesar da destruição daqueles povos por intermédio do Senhor, nos perguntamos: o mundo atual não está provocando a ira divina para ação semelhante?
O agravante é que parte do povo eleito hoje assimila essa cultura cananeia. Muitos jovens e adultos cristãos, independentemente de sua denominação, sucumbem a esses encantos.
Quantos pais, neste exato instante, choram e clamam ao Senhor pelos filhos que, ao ingressarem na universidade, adotam uma ética corrompida e relativista?
Conforme Nancy Pearcey, em "Verdade Absoluta" (p. 36): “Na qualidade de ser moral, o cristão segue a ética bíblica. Na qualidade de ser espiritual, ele ora e frequenta cultos de adoração. Mas, na qualidade de ser ‘pensante’, o cristão moderno sucumbe diante da secularidade”.
Em resumo, critérios seculares moldam suas referências, tornando-os indiferentes a temas como aborto, liberação de drogas, ideologia de gênero, violência, imoralidades, injustiças e até corrupção como algo aceitável – questões que deveriam inquietar os chamados para proclamar o Reino.
Assim, não revive a sociedade atual, ao defender essas pautas, as atrocidades da antiga religião cananeia? E os cristãos, ao se omitirem diante da barbárie e da injustiça, não corroboram tais práticas?
Portanto, autoridades e cidadãos que promovem agendas contrárias à vida e aos princípios morais de Deus praticam, em essência, a religião cananeia, alimentando as demandas de Baal, Dagon, Aserá, Astarote e outros ídolos que outrora cegaram o Antigo Oriente Próximo.
Contudo, por mais que o mal se legitime como "religião oficial” – lucrando com a miséria e as desgraças alheias –, não prosperará para sempre. Assim como interveio outrora contra os cananeus, Deus Se manifestará para extinguir o reino do pecado que semeia o caos na Terra e de maneira definitiva assentará o Seu povo fiel na Canaã eterna.
Venha logo Jesus!
.
.
.
.
#blogger #life #family #nature #amor #amo #leitor #leitora #ler #cultura #vida #tempo #oportunidade #hospital #dor #tristezas #suicídio #família #noivos #casal #blogueira #reflexão #política #religião #filosofia #benção #historia #liberdadereligiosa #crônica #poesia #jaguariuna #terremoto #turquia #siria #itaunas #missão #criacionismo #MarcosEberlin #logica #aristoteles #tarsk #campori #desbravadores @desbravadoresucb @desbravadoresbrasil @paulista.central #morte #finados #ressurreição #amazonia #terrorismo #hamas #inmission #missãourbana #missao #evangelismo #natal #feliznatal #felizanonovo #sabado #shabat #racismo #racism #medium #SemanaSanta #cronica #Senna #Formula1 #gaúchos #chuvas #RioGrandedoSul #estado #vidassecas #gracilianoramos #pablomarçal #neymar #autista #TDAH #medicina #assassinato #tiros #EUA #eleiçãoUSA #Trump #Biden #camões #soneto #babel #babilônia #Eufrates #Jerusalém #clássicos #Bíblia #glória #oração #SilvioSantos #Abravanel #judeus #floresta #incendio #Humboldt #evangelismo #transfusãodesangue #JW #política #político #eleições #medicina #salvação #pastor #medico #missionow #unimissionow #catalizadores #matrix #matriz #discipulado #evangelismo
#RiodeJaneiro

Comentários
Postar um comentário