Medicina sacerdotal
Por Célio Barcellos
Era o ano de 1948, quando o Sr Raimundo Britto e sua esposa Maria de Oliveira rumam da cidade de Itabuna-BA em direção ao Rio de Janeiro.
A bordo de um navio com 10 filhos, o Sr. Raimundo sai em busca de oportunidades para a família.
Ao chegar no Rio de Janeiro, à época a capital do Brasil, a família Britto acampa de frente a Esplanada do Castelo, sede do Ministério da Educação, a fim de conseguir estudos para os filhos.
A atitude da família Britto acampada no centro do Rio de Janeiro, ganha repercução na imprensa e vira matéria de jornal, com o seguinte título: “Acampados na cidade, vivem como pássaros na mata".
Como resultado, o poder público um tanto pressionado providencia algo em prol daquela família vinda do sul da Bahia. A Prefeitura do Rio de Janeiro aloja a todos em Nova Iguaçu.
Nesse ínterim, a jornalista responsável pela cobertura da situação, entrevista a família e faz a seguinte pergunta ao pequeno Raymar de apenas 8 anos de idade: “O que você quer ser quando crescer?” Eis a resposta daquele guri: “Eu vou ser médico”.
A partir daquele momento, a família se estabelece no Rio de Janeiro e o pequeno Raymar brilha nos estudos e cumpre a promessa feita à jornalista.
Em suma, Raymar conclui o seus estudos pela Escola de Medicina do Rio de Janeiro e tem como patrono de formatura, o então presidente Jucelino Kubitschek.
E, algo interessante acontece! Não somente ele, mas outros dois de seus irmãos, também se tornam médicos e todos os demais conseguem excelência nos estudos.
(Os filhos do Sr. Raymundo e suas profissões: Rayter (Auxiliar de Enfermagem), Raymar (Médico), Rayol (pastor), Raylton (pastor e um dos fundadores da igreja de Nova Iguaçu), Railson (Médico), Raynaldo (Médico); Rayroldo (Dentista); Marineide (Professora), Mariluse (Professora), Marilza (Professora)
Por ocasião de sua formatura e em posse do seu diploma, Raymar sai à procura da jornalista, mas infelizmente ela já havia falecido.
Em seus primeiros passos na medicina, Raymar começa a atender a população carioca e também passa no concurso público e torna-se perito do INAMPS (atual INSS).
Por consequência de um incidente ocorrido num dia qualquer do ano de 1975, quando um chefe de quadrilha obriga o Dr. Raymar atender a um comparsa ferido, ele entende que é hora de mudar do Rio, pois o tiroteio o assusta.
Como resultado, Raymar migra para o Estado de São Paulo, precisamente para a cidade de Jaguariúna, uma vez que o seu irmão Raynaldo, que também atuava como médico já residia na cidade vizinha de Pedreira.
![]() |
Autorização para o Colportor Raynaldo vender revistas na Base Aérea do Galeão |
Algo importante que merece destaque, é que os irmãos Raymar e Raynaldo, no que se refere à igreja seguem os passos do pai quanto à fidelidade nos dízimos, ofertas e também na liberalidade.
Da mesma maneira que o Sr. Raimundo ao chegar no Rio de Janeiro ajudou a fundar a igreja de Nova Iguaçú, Raymar e Raynaldo tomam a iniciativa em adquirir o terreno onde se encontra a Igreja Adventista Central de Jaguariúna, na Rua Rio Grande do Sul.
É preciso destacar a educação cristã desses 10 filhos. O Sr. Raimundo priorizou Deus em sua vida e a formação dos filhos. Os filhos se dedicaram à igreja. Desde muito cedo, compreenderam a importância da colportagem e isso contribuiu para a formação de todos e o envolvimento no evangelismo.
Eles não só compraram o terreno, como também ajudaram a construir a igreja.
Quero dizer que, histórias como essa, tendem a nos motivar para pensamentos elevados. Tanto no que se refere à luta por melhores dias nesta terra, bem como o bom uso da mordomia para o Reino.
O Dr. Raymar Oliveira Britto é uma personalidade muito importante para os moradores de Jaguariúna. Por ocasião do seu sepultamento nesta quarta-feira (02), um grupo seleto de familiares e amigos estive na cerimônia fúnebre para o momento de despedida.
Algumas pessoas falaram muitas coisas boas acerca desse homem que deixa um legado de serviços prestados ao município de Jaguariúna e uma vida cristã exemplar, pois viveu o evangelho na profissão e como membro da Igreja Adventista do Sétimo Dia.
A Sra. Nancy Machado Grando, esposa do Sr. Olivo Grando, que era amiga e vizinha expressou o seguinte: “Dr. Raymar e Roseli eram vizinhos maravilhosos. Como médico, merecia uma estátua na cidade de Jaguariúna, pois exerceu a medicina como um sacerdócio".
O Dr. Raymar há 5 anos, recebeu o título de cidadão Jaguariunese. Um momento de gratidão pelos serviços como médico.
Abaixo está um filme sobre um médico africano que exerceu a medicina como um sacerdócio. Vale a pena assistir.
Que a história do Dr. Raymar e a saga de seus pais inspirem jovens para o exercício sacerdotal da medicina e de outras profissões para o bem das pessoas e para o avanço do evangelho.
Diferente dos pais, Raymar teve apenas dois filhos que lhe legaram quatro netos: Wagner Britto e os filhos Rafael e Daniela; e Mozart com os filhos Henrique e Nikole.
A fala de Roberto Ponce, uma das pessoas presentes na cerimônia fúnebre e que à época já estava com três filhos, disse o seguinte acerca de um conselho do Raymar: "Roberto, Deus disse para multiplicar, mas não para transbordar".
Ou seja: Raymar vivenciou as dificuldades dos pais em criar 10 filhos. Ele foi prudente nesse sentido.
![]() |
Raymar, Roseli e os filhos, Wagner e Mozart |
No que se refere ao estado dos mortos, o Raymar descansa no pó da terra e aguarda a bendita esperança do retorno de Jesus (Eclesiastes 12:7; João 11:25, 1Tessalonicenses 4:13-16).
Se porventura, os filhos Wagner e Mozart inserir um epitáfio na sepultura do pai, que utilizem o texto que ele mais gostava:
"Combati o bom combate, terminei a corrida, guardei a fé. Agora me está reservada a coroa da justiça, que o Senhor, justo Juiz, me dará naquele dia; e não somente a mim, mas também a todos os que amam a sua vida" (2Timóteo 4:7,8).
Que Deus conforte a todos os familiares e amigos!
Acesse o meu Portal https://engenholiterario.com/ para a leitura de outros textos
.
.
.
.
#blogger #life #family #nature #amor #amo #leitor #leitora #ler #cultura #vida #tempo #oportunidade #hospital #dor #tristezas #suicídio #família #noivos #casal #blogueira #reflexão #política #religião #filosofia #benção #historia #liberdadereligiosa #crônica #poesia #jaguariuna #terremoto #turquia #siria #itaunas #missão #criacionismo #MarcosEberlin #logica #aristoteles #tarsk #campori #desbravadores @desbravadoresucb @desbravadoresbrasil @paulista.central #morte #finados #ressurreição #amazonia #terrorismo #hamas #inmission #missãourbana #missao #evangelismo #natal #feliznatal #felizanonovo #sabado #shabat #racismo #racism #medium #SemanaSanta #cronica #Senna #Formula1 #gaúchos #chuvas #RioGrandedoSul #estado #vidassecas #gracilianoramos #pablomarçal #neymar #autista #TDAH #medicina #assassinato #tiros #EUA #eleiçãoUSA #Trump #Biden #camões #soneto #babel #babilônia #Eufrates #Jerusalém #clássicos #Bíblia #glória #oração #SilvioSantos #Abravanel #judeus #floresta #incendio #Humboldt #evangelismo #transfusãodesangue #JW #política #político #eleições #medicina #salvação #pastor #medico #missionow #unimissionow
Comentários
Postar um comentário