O médico e o pastor
Por Célio Barcellos
Sacerdócio e medicina possui uma simbiose interessante, especialmente no contexto ocidental, pois, a primeira escola de medicina a ser implantada ocorre no século 9 na Europa, com o surgimento da Escola de Salerno, em um mosteiro Beneditino. Sem contar, que, no contexto oriental, os árabes já se destacavam muito antes.
Pois bem, no meio adventista, a medicina possui um lugar de destaque, uma vez que a obra médico-missionária tem relevância profética no contexto missional e escatológico da igreja.
O crescimento exponencial da Igreja Adventista do Sétimo Dia precisa ser creditado a quatro pilares de sustentação. São eles: Igreja local; Obra de Publicações (Colportagem); Educação e Obra Médico-Missionária.
Evento do Ministério da Mulher na APaC no crescimento da igreja |
Em toda parte do planeta que a igreja fincou bandeira, esses quatro pilares estão presentes como estratégias para avançar o evangelho de Jesus Cristo.
Esses quatro pilares podem ser vistos da seguinte forma:
1. Igreja local: É onde tudo acontece. É o chamado “chão de fábrica”, quando o pastor juntamente com a liderança local mobilizam os membros para colocar em prática os projetos da Organização e as iniciativas locais para o avanço do Reino de Deus.
Igreja local em ação |
2. Obra de Publicações: Esse pilar é o mais antigo de todos. Antes que qualquer Instituição fosse organizada na igreja, a Obra de Publicações, mais popularmente conhecida como colportagem já cumpria a sua função para o avanço do Reino. A célebre frase de Ellen White de que o mundo seria inundado com as publicações à semelhança das “folhas de outono” foi proferida num momento de total descrédito e com o tempo cumpriu-se literalmente, pois nos cinco continentes, as dezenas de editoras existentes produzem milhões de literatura anualmente.
A colportagem em ação |
3. Educação: Quando missionários foram enviados para os lugares mais distantes do planeta, uma escola sempre esteve nos planos. Normalmente, essa escola era formada nos fundos da igreja. Uma história bem-sucedida de escola no Brasil é a escola da Fazenda Rolante no Rio Grande do Sul. Neste local, os simples moradores convertidos ao evangelho decidiram abrir uma escola financiada por eles com a intenção de formar os filhos para servirem a igreja. É o local que mais projetou obreiros brasileiros para as missões no Brasil e no mundo. Uma família que se destaca é a família Khun, em que todos os filhos servem a igreja em algum lugar do planeta. A educação adventista atualmente está presente em quase 200 países e é a maior rede de escolas protestantes do mundo.
Educação Adventista em ação |
4. Obra Médico-Missionária: A partir da pequena cidade de Battle Creeck no Estado do Michigan-USA, os adventista contribuíram com a saúde no mundo com a introdução das clínicas e sanatórios e um estilo de vida saudável.
A partir deste parágrafo quero destacar a importância da obra médico-missionária para o contexto dos dias atuais.
Por ocasião da pandemia precisei ser internado no Hospital Adventista de São Paulo. Nos quatro dias que ali fiquei agradeci a Deus pela iniciativa do pioneiro que idealizou aquele hospital. No entanto, me veio à mente uma pergunta: Por que a igreja atualmente está apenas mantendo as Instituições de saúde existentes? Qual foi o último hospital ou clínica de saúde construídos no Brasil para o cumprimento da missão? Será que a mensagem de saúde ainda tem relevância profética para os adventistas?
Que essas perguntas despertem nos obreiros e membros das igrejas a necessidade de olhar o trabalho médico-missionário como algo profético.
Em seu livro Medicina e Salvação (p.237), Ellen White diz que, “O ministério evangélico é uma organização para a proclamação da verdade e a promoção da obra pelos enfermos e os sãos. Este é o corpo, a obra médico-missionária os braços, e Cristo a cabeça sobre todos”.
Neste 19 de outubro (sábado) em que se comemora o dia do pastor adventista, não nos esqueçamos que o dia que o antecede (18) é comemorado no contexto secular o dia do médico.
Lembre-se pastor, que a sua mensagem poderá impactar a vida de futuros médicos, de futuros pastores e de tantos outros profissionais que utilizarão os seus dons a serviço do Mestre. O próprio Ben Carson se despertou para a medicina após um sermão de sábado proferido por seu pastor. Ele sonhou em ser um médico-missionário. Veio a se tornar o maior neurocirurgião do mundo (assista abaixo).
Há algumas décadas, na região noroeste do Espírito Santo, na cidade de Pancas, dois jovens médicos adventistas recém formados se instalaram para iniciar a profissão. Falo dos irmãos Esmeraldo e Isaias Franca.
Não conheci o primeiro, pois quando cheguei naquele local para as atividades no meu segundo distrito pastoral, o Dr. Esmeraldo já havia falecido, porém, o seu nome era reverenciado no lugar. O seu filho, Tiago Franca, também se tornou médico e era apaixonado pela cidade.
Nos dois anos que ali fiquei, pude estreitar relacionamento com o Dr. Isaias. Notei que ele também era bem popular e respeitado como médico naquela pequena cidade.
Além de médico, Isaias era bastante generoso nas ofertas. Além de fiel nos dízimos, ele ajudou a alavancar o avanço do evangelho ao construir igrejas e auxiliar em outros projetos evangelísticos. Ele e o irmão eram aqueles médicos raízes que além de consultas realizam desde parto a cirurgias complexas.
A sua esposa, Euli Ruela, também da área da saúde, era uma santa mulher de Deus comprometida com a mensagem de saúde. Algo que preciso destacar é o respeito pelo ministério que o Dr Isaias e sua família nutriam. Nunca alteraram a voz para mim ou sabotaram o meu trabalho, mesmo quando precisei atuar com firmeza em alguns aspectos.
Euli, Dr. Isaias com minha filha Krícis e minha esposa Salomé |
Lembre-se que Jesus é o Bom Pastor e sem Ele os pastores não são ninguém (João 10:14-18).
Portanto, neste dia do pastor fiz questão de lembrar do dia do médico, pois na essência do ministério pastoral a medicina está embutida, pois o pastor lida com o bem-estar da alma e o médico com a saúde das pessoas. Na verdade, ambos devem estar comprometidos com as pessoas e com o Reino de Deus.
Aqueles quatro dias de internação no Hospital Adventista foram suficientes para estreitar amizade com a Dra Vanessa Cecconi. Ela atendia no hospital, mas não era adventista.
Dra Vanessa sendo batizada pelo pastor e diretor/médico do HASP Dorival Duarte |
Ela compartilhou um pouco da sua dor, pois havia perdido o noivo em um acidente automobilístico. Falou de seus pais que residiam no Rio Grande do Sul e do seu sonho de retornar para cuidar deles.
O interessante é que durante a conversa, a Vanessa compartilhou de sua alegria em trabalhar no Hospital e do amor com que era tratada pelos médicos e obreiros daquela instituição. Mesmo no leito hospitalar, ofereci-lhe uma oração que prontamente foi aceita e já solicitei o seu contato.
Como tenho o hábito de escrever crônicas e compartilhar com pessoas, sempre que possível envio alguns textos para ela e sempre que possível ela faz algum comentário.
Para a minha surpresa, em 12 de setembro do corrente ano recebi uma mensagem da Dra Vanessa me convidando para o seu batismo ocorrido em 05/10 na Tv Novo Tempo. Fiquei muito honrado pelo convite, mas não foi possível o comparecimento.
O batismo ocorreu no Congresso dos médicos adventistas em Jacareí-SP. Na ocasião, o Pr. Gilson Brito e Arautos do Rei estiveram presentes.
É isso aí… É para isso que existe o ministério adventista na igreja local e nas demais instituições. Os quatro pilares desta igreja devem continuar a avançar. Se os tempos atuais exigem desafios para a implantação de novas instituições, no passado, os desafio e a falta de recursos eram maiores.
Assim sendo, quero dizer para aos prezados pastores e distintos médicos que continuem a pregar e a curar pessoas. Somente a eternidade será capaz de mensurar o trabalho e a influência de vocês em prol do evangelho.
Feliz dia do pastor! Feliz dia do médico!
.
.
.
.
#blogger #life #family #nature #amor #amo #leitor #leitora #ler #cultura #vida #tempo #oportunidade #hospital #dor #tristezas #suicídio #família #noivos #casal #blogueira #reflexão #política #religião #filosofia #benção #historia #liberdadereligiosa #crônica #poesia #jaguariuna #terremoto #turquia #siria #itaunas #missão #criacionismo #MarcosEberlin #logica #aristoteles #tarsk #campori #desbravadores @desbravadoresucb @desbravadoresbrasil @paulista.central #morte #finados #ressurreição #amazonia #terrorismo #hamas #inmission #missãourbana #missao #evangelismo #natal #feliznatal #felizanonovo #sabado #shabat #racismo #racism #medium #SemanaSanta #cronica #Senna #Formula1 #gaúchos #chuvas #RioGrandedoSul #estado #vidassecas #gracilianoramos #pablomarçal #neymar #autista #TDAH #medicina #assassinato #tiros #EUA #eleiçãoUSA #Trump #Biden #camões #soneto #babel #babilônia #Eufrates #Jerusalém #clássicos #Bíblia #glória #oração #SilvioSantos #Abravanel #judeus #floresta #incendio #Humboldt #evangelismo #transfusãodesangue #JW #política #político #eleições #medicina #salvação #pastor #medico
Bom ter convivido com pastor e escritor no curto tempo em nossa igreja. Orgulhoso por citar a nossa família na sua trajetória pastoral. O pastor foi importante para nossa comunidade e igreja. Muito obrigado pelos belos artigos publicados. Até breve,Jesus está voltando
ResponderExcluir