Silvio Santos vem aí...

 



Por Célio Barcellos

Quem não se lembra do, “Silvio Santos vem aí, lá-lá lá-lá-lá…

Não me recordo de ter ouvido alguém dizer que não gostava do Silvio Santos. 

Ele era uma simpatia em pessoa. Alguém respeitado e ovacionado pelo que fazia. O seu amigo, Carlos Alberto de Nobrega diz o seguinte acerca dele: “O Silvio Santos ser humano era melhor do que o Silvio Santos apresentador”. 

As origens da família Abravanel remontam da Península Ibérica entre os judeus Sefarditas. O nome do Silvio Santos é Senor Abravanel em homenagem a um dos seus antepassados Isaac Abravanel que recebeu o título de “Don” por ajudar a solucionar as finanças de Portugal. 

Em um de seus momentos na Tv, Silvio Santos conta essa história com embarco na voz, pois por ocasião da Inquisição em que os judeus foram expulsos da Península Ibérica, o rei de Portugal disse para Don Isaac Abravanel que ele poderia ficar. Houve recusa por parte do Abravanel em deixar os judeus partirem no sofrimento enquanto ele desfrutaria de bonança e liberdade. 

Leia meu texto na Gazeta do Povo acerca de uma associação que fiz do ato persecutório aos judeus com a obrigatoriedade da vacina da Covid-19 nas crianças do Brasil.

Pois bem, a vida de Silvio Santos como a de todo judeu tem sempre uma história triste em referência a antissemitismo. Os judeus são vítimas de ódio há milênios. 

No entanto, nunca se fizeram de vítimas e nem de vitimismo. Pelo contrário, desenvolveram uma resiliência capaz de superar as adversidades e gerar riquezas por onde passaram. 

É bastante provável que a confiança em Deus, a tradição familiar, os valores morais e muito trabalho sempre colocaram os judeus em destaque pelo mundo. 

Silvio Santos é o exemplo de filho de imigrante que nasce no Rio de Janeiro e vence na vida com muito trabalho e o talento nato da comunicação. 

À semelhança de muitos dos seus antepassados judeus que eram mascates e alcançaram fortuna, Silvio Santos como camelô nas ruas do Rio de Janeiro deu início a um império financeiro. 

Na América do Norte por exemplo, um judeu chamado Meyer Guggenheim fez fortuna à semelhança de Silvio Santos. 

De acordo com Hans Borger, "depois de começar como mascate e de expandir para armarinhos," entra para o "ramo da extração, especialmente de minas de prata e cobre". E o resto da história, todos já sabemos. Só fortuna. 

O homem do Baú da Felicidade se tornou milionário e o maior comunicador deste país. Realizou sonhos de muita gente e certamente agiu como filantropo e até mesmo como mecenas no anonimato. 

O que podemos aprender neste momento triste é que ninguém pode com a morte. Ela chega para todos. 

Na vida material temos duas escolhas: trilharmos o caminho do trabalho, da honestidade e do saber ou o caminho do dinheiro fácil, da corrupção e do tráfico. 

Infelizmente, a segunda alternativa existe e há muita gente seguindo essa trilha. Quem a escolhe tem a sensação de poder, de subjugar pessoas e agir como se não houvesse amanhã. São pessoas mesquinhas, desprovidas de empatia e nada de Deus e de amor ao próximo.

Prezado leitor, Silvio Santos morreu e tanto você quanto eu, um dia também morreremos. Resta saber em que condição espiritual e até mesmo material estará o nosso coração por essa ocasião. 

Há um outro judeu mundialmente famoso chamado Jesus Cristo. O Seu nome original é Yeshua, Filho de Deus. Nasceu em Belém da Judeia e radicado em Nazaré, uma pequena vila na Galiléia.  

Era muito mais comunicador do que o Silvio Santos e também muito mais rico, pois era dono do Universo. 

Não era camelô, muito menos mascate. No entanto, era o Rabi andante que atraia multidões não para entretenimento, mas para transformar a vida das pessoas e salva-las. 

Todo ser humano que anseia viver no Reino de Deus precisa tomar a decisão de seguir a Jesus. Ele é a única esperança da continuação da vida. 

Não falo de vida após a morte no sentido de imortalidade da alma, pois a Bíblia descarta esse entendimento (Eclesiastes 9:5,6). Contudo, falo da garantia da ressurreição. Jesus ressuscitou e vive. Isso é esperança viva! 

Portanto, o destino do Silvio Santo quanto o nosso destino está nas mãos de Deus. O que precisamos fazer é continuarmos a nossa trajetória dentro da ética do Reino. 

Que Deus conforte a família Abravanel e tantas outras que neste momento estão em prantos pela perde de seus entes queridos. 

O conforto do Céu é que Jesus vai voltar e a morte não mais existirá. Nunca mais haverá lágrimas! Ouça abaixo a bela música do quarteto Arautos do Rei. 

Que Deus te abençoe! 



.
.
.
.

#blogger #life #family #nature #amor #amo #leitor #leitora #ler #cultura #vida #tempo #oportunidade #hospital #dor #tristezas #suicídio #família #noivos #casal #blogueira #reflexão #política #religião #filosofia #benção #historia #liberdadereligiosa #crônica #poesia #jaguariuna #terremoto #turquia #siria #itaunas #missão #criacionismo #MarcosEberlin #logica #aristoteles #tarsk #campori #desbravadores @desbravadoresucb @desbravadoresbrasil @paulista.central #morte #finados #ressurreição #amazonia #terrorismo #hamas #inmission #missãourbana #missao #evangelismo #natal #feliznatal #felizanonovo #sabado #shabat #racismo #racism #medium #SemanaSanta #cronica #Senna #Formula1 #gaúchos #chuvas #RioGrandedoSul #estado #vidassecas #gracilianoramos #pablomarçal #neymar #autista #TDAH #medicina #assassinato #tiros #EUA #eleiçãoUSA #Trump #Biden #camões #soneto #babel #babilônia #Eufrates #Jerusalém #clássicos #Bíblia #glória #oração #SilvioSantos #Abravanel #judeus 

Comentários

Mais Vistas