Medicina e sacerdócio, tudo a ver

 


Por Célio Barcellos

Das muitas atividades no XXI Campori da Associação Paulista Central ocorrido de 5-9 de julho na cidade de Jaguariúna-SP, duas me chamaram a atenção. 

A primeira tem que ver com Perla Oliveira Santos, estudante do 4º ano de medicina da Faculdade Municipal Prof. Franco Montouro em Mogi Guaçu-SP.

De forma intensa e voluntária, ela decide passar todos os dias acampada para oferecer atendimento médico aos 4 mil desbravadores do evento. 

Ao conhecer um pouco sobre a sua história fiquei um tanto curioso em saber da sua intenção altruísta em cursar medicina. 
Pela e a equipe de voluntários no Ambulatório Médico do Campori

Percebi que a Perla tem a vocação para a medicina como algo sacerdotal, à semelhança do que fez o médico Seyolo Zantoko que teve a sua história contada no emocionante filme “Bem-Vindo a Mary Gomont”. 

Sacerdócio e medicina tem tudo a ver, especialmente no contexto ocidental, pois, a primeira escola de medicina foi implantada no século 9 na Europa, com a criação da Escola de Salerno, em um mosteiro Beneditino. Sem contar, que, no contexto oriental, os árabes já se destacavam muito antes. 

Pois bem, no meio adventista, a medicina possui um lugar de destaque, uma vez que a Obra Médico Missionária tem relevância profética no contexto missional da igreja. 

Além de estudante de medicina, a Perla é formada em pedagogia, em psicologia e em psicopedagia. É mãe de 3 filhos e esposa de pastor. Juntamente com o seu esposo desenvolve o ministério há 28 anos. E após essa longa experiência sentiu-se vocacionada a cursar medicina para cuidar melhor das pessoas. 

A outra atividade que me chamou a atenção no Campori tem que ver com a criação do "Espaço da Calma" voltado para o acolhimento e regulação dos desbravadores na condição Espectro Autista, TDAH e Down. 

O interessante é que o surgimento desse espaço no Campori da Associação Paulista Central teve a iniciativa do Pr. Elmir Santos, esposo da Perla. (Veja entrevista no vídeo acima com os pastores e psicólogos Areli e Elmir acerca do "Espaço Calma"). 

Além de pastor, Elmir Santos também é psicólogo e junto com a Perla tem desenvolvido um ministério abençoado em prol do semelhante. 

O casal há muito tempo faz um trabalho voluntário de incentivo a pessoas carentes no contexto educacional e da saúde. 

Por ocasião em que desempenharam o ministério na União Sudeste Brasileira, puderam contribuir com a aquisição de uma área para a criação de uma clínica para tratamentos terapêuticos na Serra do Cipó em Minas Gerais. 

Portanto, sei que num Campori é proporcionado muita coisa boa para os juvenis, desde as mensagens da Palavra de Deus, dos batismos, até o carrossel de atividades. 

Contudo, poder ver o cuidado médio realizado por voluntários, em especial por uma esposa de pastor que enxerga a medicina como sacerdócio e mais um espaço preocupado com desbravadores especiais, é algo que precisa de destaque. Até porque, essa inclusão tem como objetivo a salvação. 

Que Deus abençoe a todos os voluntários neste Campori! 

.
.
.
.

#blogger #life #family #nature #amor #amo #leitor #leitora #ler #cultura #vida #tempo #oportunidade #hospital #dor #tristezas #suicídio #família #noivos #casal #blogueira #reflexão #política #religião #filosofia #benção #historia #liberdadereligiosa #crônica #poesia #jaguariuna #terremoto #turquia #siria #itaunas #missão #criacionismo #MarcosEberlin #logica #aristoteles #tarsk #campori #desbravadores @desbravadoresucb @desbravadoresbrasil @paulista.central #morte #finados #ressurreição #amazonia #terrorismo #hamas #inmission #missãourbana #missao #evangelismo #natal #feliznatal #felizanonovo #sabado #shabat #racismo #racism #medium #SemanaSanta #cronica #Senna #Formula1 #gaúchos #chuvas #RioGrandedoSul #estado #vidassecas #gracilianoramos #pablomarçal #neymar #autista #TDAH #medicina



Comentários

Mais Vistas