Roteiro digno de Hollywood

 


Por Célio Barcellos

A convulsão social que afeta o Brasil e mundo é digna de roteiro fictício de um filme produzido em Hollywood. O detalhe é que se tudo ocorrer conforme está relatado nas Escrituras Sagradas, o resultado será o de um cenário apocalíptico e um tanto decepcionante para os atores que se confabulam na coxia. 

Ao observarmos o mundo apenas do ponto de vista político e social, estaremos somente replicando sentimentos humanistas e teremos a tendência de achar que as Instituições humanas solucionarão os problemas do planeta em algum momento. 

De acordo com Yuval Harari, a perda de confiança no capitalismo, especialmente entre os americanos, se deu por conta da crise imobiliária de 2008. De fato, nunca o País do Tio Sam teve tanto apreço para o socialismo como solução e a condescendência com práticas ilegais. 

O problema ganhou ainda mais notoriedade com a polarização política que tomou conta dos EUA em 2016 com eleição de Donald Trump, o que causou uma ebulição nas democracias ocidentais. 

No que se refere ao Brasil, a panela de pressão explodiu com o fenômeno político chamado Jair Bolsonaro. Um deputado com a "pecha" de pertencer ao "baixo clero" da política nacional, mas que se sagrou presidente numa campanha de poucos recursos e sem apoio midiático, o que gerou muito ciúme nos adversários. 

O que se nota desde então nas duas principais democracias das Américas é que foi criada uma Confederação entre partidos políticos, poder judiciário e a grande mídia a fim de neutralizar essas duas personagens do cenário político. 

Tal qual ocorre nos EUA contra Trump, há pelo menos 5 anos existe uma interminável tentativa de atrelar o ex-presidente do Brasil há várias acusações de crimes que até o momento ainda não se sustentaram. 

Em seu livro “O descontentamento da democracia”, Michael Sandel menciona que James Madison, um dos Pais Fundadores destacava a “virtude” como um fator “indispensável” para o bem comum. Se o povo não for virtuoso na escolha de seus representantes, a situação tende a piorar. 

Algo interessante para ser destacado em Sandel é que no contexto dos Pais Fundadores americanos “eles não encaravam a Constituição como o principal instrumento de aprimoramento moral e cívico. Eles procuravam a dimensão formativa da vida pública em outro lugar - na educação, na religião, e de forma mais ampla, nos arranjos sociais e econômicos que definiriam o caráter da nova nação” (p. 20,21, livro digital). 

Partindo desse entendimento, e se tão somente encaramos a vida do ponto de vista humanista, podemos refletir como brasileiros que a Constituição do País não deveria ser o principal instrumento de aprimoramento moral e cívico como ab-rogam os que dela tiram vantagem para oprimir as pessoas.

Contudo, de uma maneira lógica deveríamos olhar para os alicerces pátrios baseados na educação, na religião e nos arranjos sociais e econômicos com que os fundadores americanos definiram sua nação. 

Nesse sentido, se entronizarmos a virtude como um valor indispensável, jamais aceitaremos alguém condenado em três instâncias na justiça como a solução para a democracia, ou qualquer pessoa que faça malversação do dinheiro público e que não respeite os fundamentos de uma Pátria livre.

Assim sendo, procure fugir das discussões políticas que não acrescentarão nada a você. Seja um leitor assíduo e compare os acontecimentos do planeta com as profecias bíblicas. 

Também procure não pré-julgar ninguém. A sanha persecutória não faz bem para a razão, pois cria sentimentos de ódio como num efeito manada. 

O que deve motivar os nossos sentimentos é que ao final de todas as coisas, os poderosos e os reinos deste mundo cairão conforme mencionados em Daniel 2. 

Se de fato cremos nas Escrituras não a olharemos da maneira com que fazemos com a Constituição. Pelo contrário, levaremos bem a sério os princípios da educação, da religião, da família e os valores do Reino. Até porque, o que nos aguarda não é um enredo hollywoodiano, mas a concretização do Armagedom.

Procure ficar sempre alerta! Enquanto muita gente se diverte no carnaval e nas festas além mar, os arautos e atalaias deste tempo sabem que a qualquer momento o Rei virá e acabará com a farra. 

Olhe para o alto! a nossa solução vem do Deus eterno. 

.
.
.
.

#blogger #life #family #nature #amor #amo #leitor #leitora #ler #cultura #vida #tempo #oportunidade #hospital #dor #tristezas #suicídio #família #noivos #casal #blogueira #reflexão #política #religião #filosofia #benção #historia #liberdadereligiosa #crônica #poesia #jaguariuna #terremoto #turquia #siria #itaunas #missão #criacionismo #MarcosEberlin #logica #aristoteles #tarsk #campori #desbravadores @desbravadoresucb @desbravadoresbrasil @paulista.central #morte #finados #ressurreição #amazonia #terrorismo #hamas #inmission #missãourbana #missao #evangelismo #natal #feliznatal #felizanonovo #sabado #shabat 



 

Comentários

Postar um comentário

Mais Vistas