O sábado e a vida plena

 


Por Célio Barcellos

Há uma frase de um poeta desconhecido citado por Sêneca que diz o seguinte: “A parte da vida que realmente vivemos é pequena”, e Sêneca completa: “pois todo o resto da existência não é vida, mas apenas tempo”. 

Quando paramos para observar as maravilhas criadas e voltamos os nossos sentidos para a Semana da Criação, notamos que na literalidade daqueles sete dias, o tempo é um presente para os que vêm à existência. 

O teólogo Fernando Canale menciona que o tempo é um “atributo divino” e que o Senhor Deus age em seu fluxo contínuo. 

O interessante é que no tempo, que não é uma qualidade nossa, mas que nos foi dado para vivermos plenamente em uma simbiose que promove o bem,  o SÁBADO foi inserido como um santuário. 

No contexto da ação criativa de Deus em que Ele faz vir à existência todas as coisas incluindo o ser humano, Ele também cria o SÁBADO. 

Se o Senhor mandou repousar neste dia, é porque Ele tem propósitos bem específicos para tratar com o ser humano. E isso precisa ser considerado, pois desde o início, Ele (Deus) Se mostra “PODEROSO, ETERNO, HISTÓRICO e TEMPORAL”, como bem ressalta Canale. 

Observar o sábado não dever ser entendido como algo legalista, apesar de muitos o fazerem desta forma. Não olhe para o SÁBADO como algo para o Velho Testamento, mas receba-o como um presente de Deus. Um mandamento que precisa ser observado. 

Não vá para outro extremo, o de negligenciar este santuário no tempo. 

O sábado é um antídoto contra o workaholic (excesso de trabalho). O excesso de trabalho é um sintoma de uma geração ímpia que cria ídolos para satisfazer a ausência do verdadeiro Deus.

Apesar de possuir 24 horas como os demais dias, o SÁBADO é diferente. E seria muito importante nos acostumarmos em observa-lo, pois ele fará parte da Nova Terra, como bem menciona Isaias (Is 66:22). 

Se o resto da existência é apenas tempo como bem disse Sêneca, talvez, poderíamos ser um pouco mais inteligentes em observar o SÁBADO do SÉTIMO DIA, pois desfrutaríamos melhor a vida com a nobre esperança de passarmos a eternidade com Deus. 

Jesus é o Senhor do SÁBADO! Crer nEle, é ter a certeza de que Ele vai restaurar todas as coisas, incluindo o SÉTIMO DIA para desfrutarmos de liberdade e vida plena. 

.
.
.
.

#blogger #life #family #nature #amor #amo #leitor #leitora #ler #cultura #vida #tempo #oportunidade #hospital #dor #tristezas #suicídio #família #noivos #casal #blogueira #reflexão #reflexão #religião #filosofia #benção #historia #liberdadereligiosa #crônica #poesia #jaguariuna #terremoto #turquia #siria #itaunas #missão #criacionismo #MarcosEberlin #logica #aristoteles #tarsk #campori #desbravadores @desbravadoresucb @desbravadoresbrasil @paulista.central #morte #finados #ressurreição #amazonia #terrorismo #hamas #inmission #missãourbana #missao #evangelismo #natal #feliznatal #felizanonovo #sabado #shabat 

Comentários

Mais Vistas