Pregar o evangelho tem que ver com a vida eterna

 


Por Célio Barcellos

A natureza é algo fascinante. E um dos momentos belos que me chama muito a atenção e me deixa extasiado é o fim de tarde. Um fim de tarde de belo pôr do sol é extasiante.

Os pôr dos sois de minha terra são muito belos. Tanto na beirada do cais em Conceição da Barra aos sons das águas que batem nas embarcações quanto nas dunas de Itaúnas são como um anestésico.

Aproveito este fim de tarde de lindo pôr do sol exuberante e disto o olhar para o horizonte repleto de gratidão pela certeza de ter vencido mais um dia. 

Não é que eu não goste do nascer do sol. É que, além da beleza de ver o sol se pondo, me vem o altruísmo do compartilhar esse astro que nos ilumina diariamente para que ilumine outros povos também. Afinal, o dia precisa nascer para todos. 

Neste fim de tarde enquanto o sol se põe decido abrir a torneira com o intuito de lavar as mãos e me deparo com a horrível realidade da falta d’água. Ainda bem que temos recipientes com água para emergência!


Na maior parte do território brasileiro temos abundância de água a ponto de acharmos que nunca ficaremos sem ela.

Por outro lado, há uma parcela considerável do território, especialmente na região mais setentrional do país que padece bastante por causa da pobreza e pela falta d'água. 
 
Quando menciono que fiquei sem água em casa, quero dizer que em algum momento será resolvido, pois deve ser situação atípica, uma vez que Jaguariúna está próxima do Circuito das Águas, no interior de São Paulo. 

Aproveito este momento para dizer que se algum dia você puder ir a Foz do Iguaçu perceberá que o lugar também possui abundância de água. 
Cataratas do Iguaçu

A palavra Iguaçu em Tupi Guarani tem o significado de “água grande”. 

A região é onde se concentra as famosas Cataratas do Iguaçu com cerca de 275 quedas de água.

Além das Cataratas, você ainda poderá visitar a impressionante Usina de Itaipu Binacional. Ela possui 20 turbinas para a geração de energia. 

Cada turbina produz 700 Mega Wats de potência energética com a capacidade de atender uma cidade com quase 2 milhões de habitantes. 

O interessante é que cada turbina tem uma vazão diária de água que corresponde a uma Catarata. Impressionante!
Usina de Itaipú


A água é um bem indispensável para a manutenção da vida sobre a terra. Procure evitar o desperdício dessa dádiva de Deus.

Talvez, alguém que esteja lendo este texto nunca padeceu por escassez de água. Não é algo muito agradável ficar sem esse líquido precioso. 

Em virtude disso, para que você sinta um pouco de empatia para com pessoas que vivem em lugares inóspitos, recomendo uma viagem nas leituras de “Vidas Secas” de Graciliano Ramos; “O Quinze”, de Raquel de Queiroz e “Morte e Vida Severina”, de João Cabral de Melo Neto.

Nesses livros, você poderá viajar na companhia de Fabiano, Chico Bento, Severino e suas respectivas famílias. Ambos retirantes que em função do drama da seca partem em busca de esperança por sobrevivência.

Em contra partida, a Bíblia apresenta Jesus como a "Água da Vida". E o interessante é que a pessoa que bebe dessa Água, jamais terá sede (Jo 4:14). 

Sabe amigo, por mais abundância que uma pessoa tenha de água ou de qualquer outro bem indispensável para a vida, ela nunca estará segura nesta Terra. 

A única saída para qualquer ser humano é aceitar a Pessoa de Cristo e se envolver em Sua missão. 

No contexto de Foz do Iguaçu, recentemente tive a oportunidade de retornar àquele lindo lugar. Claro que juntamente com amigos pude apreciar as belezas do local e me sentir à semelhança de um Humboldt.

No momento em que naveguei sobre as águas dos rios Iguaçu e Paraná, longe de mim qualquer comparação com Alexander Von Humboldt, mas pude me lembrar das aventuras desse cientista prussiano que singrou os rios da América do Sul e deixou um patrimônio de informações de valor incalculável. 
Navegando sobre o Rio Paraná

Contudo, a nossa ida àquele lugar teve cunho espiritual e missional. Todo o grupo de pastores da APaC saiu do Concílio em Foz do Iguaçu com ânimos e consciência de missão. 

Os palestrantes, Francisco Duarte do Paraguai e Nilton Garcia dos Estados Unidos, nos motivaram com as experiências que o Espírito Santo tem proporcionado ao Ministério de ambos. 

O pastor Francisco, homem simples, sem utilização de palavras rebuscadas, mas apaixonado pelo evangelismo, testemunhou do crescimento exponencial em seu distrito. Com apenas 4 anos no Paraguai, o seu distrito pastoral saltou de 6 igrejas, para 25. 

Ou seja: Pelo poder de Deus e mobilização dos irmão, foram fundadas 19 igrejas nesse curto período de tempo.  Um gigante à semelhança de Paulo!

A sua temática para o Concílio foi: "Evangelista por Excelência". O destaque em sua explanação teve como personagem, o incansável Mestre Jesus Cristo conduzindo homens e mulheres para a salvação. 
Pastores da APaC durante a programação do Concílio

Do mesmo modo, porém com ênfase diferente, o Pr. Garcia compartilhou da sua experiência com a população hispana no estado do Michigan. 

A sua ênfase de trabalho é Grupos Pequenos. E Deus tem realizado milagres. Garcia desenvolveu um método de ciclos de discipulado envolvendo todos os membros que os resultados de batismos impressionam. Especialmente por ser na América do Norte. 

E o que tem a ver essas histórias com a descrição do texto em crônica inicialmente? Tem tudo a ver. É que em Jesus nós "vivemos, nos movemos e existimos"(Atos 17:28).

Sem Ele, não somos nada. Sem Ele não veríamos o pôr do sol, muito menos beberíamos água. 

Se tivermos a consciência de servos, vamos cumprir a Sua ordem de pregar o evangelho. Falar nisso, eis a temática abordada pelo Pr. Garcia: "Por que fazer discípulos?


A resposta a essa pergunta, vai depender do grau de comprometimento que você tem com Jesus e até onde você está disposto a fazer a vontade dEle. Até porque, "toda autoridade nos céus e na terra" foi dada a Ele (Mateus 28:18). 

Assim sendo, da próxima vez que você estiver observando o pôr do sol, ficar maravilhado com uma catarata e se esbaldar nas águas de um rio ou até mesmo debaixo do chuveiro, lembre-se que este plano terrestre findará um dia. 

Portanto, se você deseja viver para sempre e desfrutar da eternidade, será preciso beber da Água da Vida e compartilhar o Sol da Justiça com outros povos. Não existe condicionalidade na pregação para quem aceitou as regras do Reino. Da mesma forma que o sol nasce para todos, o Evangelho precisa alcançar cada pessoa ao redor do globo. 

Pregue o evangelho! É a vontade de Jesus. 

.
.
.
.

#blogger #life #family #nature #amor #amo #leitor #leitora #ler #cultura #vida #tempo #oportunidade #hospital #dor #tristezas #suicídio #família #noivos #casal #blogueira #reflexão #reflexão #religião #filosofia #benção #historia #liberdadereligiosa #crônica #poesia #jaguariuna #terremoto #turquia #siria #itaunas #missão #criacionismo #MarcosEberlin #logica #aristoteles #tarsk #campori #desbravadores @desbravadoresucb @desbravadoresbrasil @paulista.central #morte #finados #ressurreição #amazonia #terrorismo #hamas #inmission #missãourbana #missao #evangelismo #natal #feliznatal #felizanonovo






 

Comentários

Mais Vistas