Aguarde com fidelidade que o seu Galardão chegará

 


Por Célio Barcellos

Entre lágrimas e sorrisos, cinco pastores receberam a bênção da Ordenação ao Ministério Pastoral Adventista neste sábado (9), na Igreja Adventista Central de Campinas. 

Certamente, em seus rostos e nas faces de seus familiares, as tensões e nervosismos foram acalmados pelos músculos em movimentos das gargalhadas de emoções internas por tamanha realização. 

Além disso, um dos ordenandos é maestro e não poderia faltar música. (abaixo, Quarteto de Pastores da APaC).


Na Parábola do Semeador, o evangelista Mateus faz uso da aliteração (recurso estilístico que consiste na repetição das mesmas letras, sílabas ou sons numa única frase). “Saiu o semeador a semear” (Mt 13:3). 

Concomitante ao pensamento de Mateus, o Padre Antônio Vieira em seu "Sermão da Sexagésima" ao falar desta Parábola menciona que entre "os semeadores do Evangelho há uns que saem a semear, há outros que semeiam sem sair". 

Na homilia de Vieira proferida em 1655, os que "saem" são os missionários além mar, enquanto os que "semeiam sem sair", são os que pregam na Pátria. 

Para este momento tão importante na vida destes pastores da APaC e de suas respectivas famílias, eis que a aliteração é descrita assim: pastores ordenados partem para pastorear. 

Estes homens que até há poucos minutos possuíam a Carteira de Licença Ministerial, passam daqui por diante a portar a Credencial Ministerial. 

São homens que saíram a semear. Um veio de Mogi das Cruzes, outro de Ouro Fino; também tem baiano de Barra da Estiva; um curitibano e outro paulista de Americana. 

Esta Credencial que eles recebem é uma certificação outorgada pela igreja dizendo que o ministro ordenado possui as qualificações para a autonomia ministerial em seu território de trabalho ou em qualquer parte do planeta que a igreja precisar dele. 

Se antes eles dependiam de um pastor ordenado para a realização de batismos e casamentos, a partir de agora essas angústias não existem mais, pois, o novo lema é o seguinte: "Esquecendo-me das coisas que para trás ficam, prossigo para o alvo da soberana vocação".

Os pastores que passam a fazer parte dessa autonomia ministerial são eles: 


Hernani dos Santos Júnior, responsável pela região de São Manoel em Americana; ao lado, sua esposa Roberta Bernardino.

Johnny Diego da Silva, atua em Maria Antônia, Campinas; ao lado, sua esposa Marli Silva.

Lázaro Lima Vieira, administra o Jardim Novo Mundo 2 em Mogi Guaçu; ao lado, sua esposa Thaysa Vaz.

Lineu Formighieri Soares, desempenha o ministério como professor na Faculdade Adventista de Teologia e no ministério de música no UNASP/EC; ao lado, sua esposa, Lanny Soares. 

E, Rodrigo de Oliveira Rodrigues, responsável pela região de Barão Geraldo, em Campinas. Ao lado, sua esposa Thaise Rodrigues


Dos cinco valorosos obreiros que passaram pelo teste dos quatro anos de Seminário e depois mais 4 ou 5 anos para este momento tão oportuno em suas vidas, gostaria de fazer destaque a Lineu Soares. 

Não por ele ser filho de um dos tenores da Sexta Formação do Quarteto Arautos do Rei. Mas por causa do seu tempo de espera para este reconhecimento da Igreja. 

Lineu Soares nasceu em 22 de janeiro de 1965 na cidade de Curitiba (PR). É filho do Pr. Melchiades Soares e Sirlei Formighieri Soares. O seu batismo foi realizado em 28 de setembro de 1975 na Igreja Adventista de Botafogo (RJ) pelo então Pr. Roberto Rabelo, saudoso orador do Programa Radiofônico "A Voz da Profecia". 

Certamente, o jovem Lineu por crescer num ambiente ministerial e observar o seu pai em suas atividades pastorais, brotou em seu coração o anseio de cursar teologia e de servir a Deus. 

Por isso, aos 18 anos ingressa no curso teológico do antigo IAE, atual UNASP-SP, ao lado do jovem Maurício Lima, atual presidente da União Central Brasileira (UCB), à época também com 18 anos. 

Antes de concluir o teológico, o seu caminho com a música no ministério adventista já estava trilhado e teve início em 1985 ainda no antigo IAE. 

Embora o Pr. Lineu num contexto de ministério poderia ter sido ordenado no ano de 1990, para tal tempo, o Senhor Deus permitiu que fosse agora, 33 anos depois. 

O que pudemos perceber é que independente de tempo, o Lineu sempre serviu ao Senhor e aguardou com paciência e fidelidade essa iniciativa da Igreja. 

À semelhança de Miguel de Cervantes (autor de "Dom Quixote de La Mancha"), que encarou muitas batalhas pelo rei da Espanha, mas que não teve o reconhecimento devido, o Pr. Lineu Soares continua na batalha servindo ao Rei Jesus com os seus dois braços saudáveis ao piano. 

E diferente de Cervantes, o Pr. Lineu foi reconhecido e a partir de então, recebe a sua credencial de Pastor Ordenado ao Ministério Adventista. 

Como poeta da boa música sacra, não poderia faltar música nesta linda festa. O agora pastor e maestro Lineu Soares rege a apresentação do Coral Academia da Voz para o término da cerimônia. 

Assim, a cerimônia da Ordenação ao Ministério Pastoral mostra que esse nobre ofício é outorgado àqueles que aceitam servir a Deus por toda vida.

Nada contra a todo ofício bem exercido para o bem das pessoas aqui na terra. No entanto, a obra do ministério pastoral vai além do plano terrestre. Ela lida com destinos eternos. 

Parabéns nobres amigos! Sejam bem-vindos ao ministério ordenado! 

.
.
.
.

#blogger #life #family #nature #amor #amo #leitor #leitora #ler #cultura #vida #tempo #oportunidade #hospital #dor #tristezas #suicídio #família #noivos #casal #blogueira #reflexão #reflexão #religião #filosofia #benção #historia #liberdadereligiosa #crônica #poesia #jaguariuna #terremoto #turquia #siria #itaunas #missão #criacionismo #MarcosEberlin #logica #aristoteles #tarsk #campori #desbravadores @desbravadoresucb @desbravadoresbrasil @paulista.central #morte #finados #ressurreição #amazonia #terrorismo #hamas #inmission #missãourbana #missao #evangelismo 










Comentários

  1. Inspirador o registro desta cerimônia de ordenação pastoral

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Mais Vistas