Cântico para o dia de sábado

 





Por Célio Barcellos

Sl92
#rpsp

Por questão de curiosidade e para eliminar qualquer possibilidade de alguém um dia tentar afirmar para mim que o subtítulo do Salmo 92 (Cântico para o dia de sábado) é invenção de adventista, procurei as seguintes versões bíblicas para conferir: As Almeidas, Revista e Atualizada e Revista e Corrigida; Holy Bible (NIV); Bíblia do Pontifício Instituto Bíblico de Roma e até a Tradução do Novo Mundo, das Testemunhas de Jeová.

Aproveitei o Antigo Testamento Interlinear Hebraico-Português para conferir, e, para surpresa daqueles que porventura rejeitam o Sétimo Dia, também consta nos caracteres hebraicos. De acordo com o Comentário Bíblico Adventista (Vol.3, p.948) a “tradição diz que este salmo era cantado de manhã pelos levitas, na hora da libação, na oferta do primeiro cordeiro (Números 28:3-9). E, segundo o mesmo Comentário, este “é um dos salmos da liturgia sefardita”.

O termo sefardita é denominação dada aos judeus que viviam entre Espanha e Portugal. Mesmo com a diáspora (êxodo da Região Ibéria) eles mantiveram suas crenças. Esse grupo judaico desenvolveu idioma próprio (o ladino) e se diferiu dos “ashquenazim”, judeus que se concentraram no Leste europeu e que falavam o ídiche oriental (ver Hans Borger, Uma História do Povo Judeu, vol.2, p.15,16).


De acordo com o Comentário Bíblico Wiersbe (Vol.3, p. 245), este “salmo descreve as características dos fiéis que confiam num Deus soberano”. Se porventura você é um cristão, procure temer a Deus e respeitar o que está escrito na Palavra. Mesmo que você não seja um guardador do sábado, evite afrontar a Palavra e dizer o que o texto não diz. 

A morte de Jesus não aboliu a guarda do sábado. Esse é um assunto que demanda tempo e o espaço aqui não é suficiente para explanação. No entanto, seja um tanto racional e avalie se Deus daria a #Lei moral para o povo buscar a santidade em Jesus e em seguida destruiria a mesma lei que aponta o pecado. 

O objetivo desta reflexão não é afrontar a você que pensa diferente e muito menos te obrigar a guardar o sábado. Essa questão da observância do Sétimo dia da semana exige do crente uma certeza absurda capaz de fazê-lo romper com o senso comum e pagar um alto preço que muita gente não está disposta a fazer. 

O Salmo 92 é um hino de louvor a Deus, dedicado à celebração do sábado. Não olhe para este dia com preconceito ou insista em dizer que é algo de judeu. O sábado é um presente de Deus para o ser humano e ele está repleto da graça de Deus. 

Juntamente com a família, o sábado é a Instituição dada ao ser humano antes do pecado. Se você desejar observar o sábado, o faça sem pressa, consciente e sem pressão de ninguém. Deixe o Espírito Santo te conduzir. Que tal no próximo sábado você reservar alguns minutos para cantar louvores que exaltem a Deus e à Sua criação, assim como fez o salmista do Salmo 92? 

Ah, se você já é guardador do sábado e não está levando a sério esse detalhe, aproveite essa reflexão para louvar e descansar no Senhor. Que Deus te abençoe ricamente! #lesadv #primeiroDeus #sabbathschool #sabado #judeus #cristãos #lei #sefaradim #ashquenazim

.
.
.
.

#blogger #life #family #nature #amor #amo #leitor #leitora #ler #cultura #vida #tempo #oportunidade #hospital #dor #tristezas #suicídio #família #noivos #casal #blogueira #reflexão #reflexão #religião #religiao #filosofia #benção #historia #liberdadereligiosa #crônica #poesia #universidade #teologia #Deus #criacionismo #ateismo #cristianismo #missão #shabbath


Comentários

Mais Vistas