Ciência a serviço do Reino

 



Por Célio Barcellos 

Nesta segunda-feira (26), a Igreja Adventista Central de Limeira, teve a oportunidade de sediar o aniversário do oitavo ano da Associação de Pastores Evangélicos de Limeira (APEL). Sob a liderança do Pr. Anselmo Melo, a APEL vem realizando esforços para a valorização do ministério evangélico na cidade de Limeira no intuito de exaltar a Bíblia como Palavra de Deus. O evento contou com a presença do prefeito Mário Bottion, que fez questão de enaltecer tamanha iniciativa, e também, com o apoio do Unasp, campus de Engenheiro Coelho com grupos musicais formandos por alunos: Luz e Rimas e Adoradores Unasp. 

A representante Lorraine Carvalho, gestora do núcleos de carreiras promoveu e consolidou a parceria entre   a Educação à Distância (EAD) e a APEL. A comunidade local anfitriã do evento liderada pelo Pastor Natanael de Jesus participou ativamente da organização e logística do evento, que segundo ele “Foi de grande importância e relevância o tema abordado principalmente para nossos jovens universitários". Marcaram presença representantes adventistas da região central e do interior de São Paulo. Os pastores Jimmy Cardoso e Danilo Terrão que atuam nas áreas de Liberdade religiosa e Comunicação respectivamente, representaram a Associação Paulista Central (APaC). 

Para a palestra principal, a APEL presenteou o público com um dos mais renomados cientistas brasileiros, o Dr. Marcos Eberlin. Ele é doutor em Química pela Unicamp, Instituição a qual serviu por 25 anos e pós-doutor em Espectrometria de Massa pela Universidade de Purdue (EUA). 

O interessante é que o Dr. Eberlin é reconhecidamente o cientista brasileiro com o maior número de artigos científicos publicados e detentor de mais de 40 mil citações em diversas áreas científicas, como Química, Física, Bioquímica, Biologia, Ciências Forenses, Farmacêuticas, Alimentícias, Veterinárias, Médicas e de Materiais (leia aqui). 

Além de toda esta bagagem profissional e de conhecimento, Eberlin mantém uma rotina altamente produtiva, pois mantém compromissos com a Universidade Mackenzie, com a presidência da Sociedade Internacional de Espectrometria de Massas (IMSF); das Sociedades Brasileiras de Espectrometria de Massas (BrMASS); da Sociedade Brasileira do Design Inteligente (TDI Brasil) e editor do Journal of Mass Sectrometry of Willey. Sem contar com os programas de Tvs, podcast e palestras pelo Brasil. 

Certamente, quem esteve presente no evento promovido pela APEL, pôde testemunhar este brilhante cientista cristão e a sua humildade em reservar parte do seu tempo para atender a uma Associação de Pastores no interior de São Paulo. 

Particularmente, tive essa ótima impressão acerca da humildade, do serviço e de alguém super capaz no conhecimento que valoriza o ministério pastoral. O tom irônico com que transmite suas falas está mais no contexto de chamar a atenção para um assunto tão denso, do que de arrogância, propriamente dita. 


Concomitante à sua simplicidade e sabedoria, Eberlin faz questão de exaltar a Palavra de Deus e colocá-la no topo dos conhecimentos. É uma mente brilhante a serviço do Criador. Fez-me lembrar a célebre frase do saudoso professor Orlando Ritter: “A revelação é o maior dos conhecimentos”. Eberlin valoriza isso. Faz questão de lembrar até de sua professora na Escola Bíblica Dominical em seus tempos infantes na igreja Batista. É um cientista comprometido com a Bíblia. 

Portanto, enquanto ateus desdenham da fé do Eberlin e de tantos outros cristãos comprometidos com a ciência, ele vai abrindo caminhos numa Via Apia outrora dominada por um pensamento único que fazia questão de execrar qualquer cientista que se atrevesse a dar alguns passos. E olha que Eberlin e César Lattes formam a dupla cristã da ciência brasileira com maior prestígios entre os seus pares. Lattes, o maior físico que a Unicamp já teve e Eberlin, o maior químico. Sem contar que Lattes, ganhou por duas vezes o Prêmio Nobel, mas infelizmente não entregaram. Quando perguntarem se algum brasileiro ganhou Prêmio Nobel, pode creditar a veracidade da informação a Marcos Eberlin. 

Assim sendo, cada um de nós deve orar por pessoas como Eberlin e valorizar o seu trabalho. Neste tipo de assunto, salvo as divergências doutrinárias, é preciso parcerias à semelhança de missionários em terras não cristãs. Só pelo fato de se encontrarem, o mais importante naquele momento é o Cristo que converge e não a doutrina que os separam. 
Ilustração: Kairos Alef

E para finalizar, talvez alguns deixaram de comparecer ao evento por causa da doutrina que os separam e perderam a oportunidade de assistir in loco uma das mentes mais brilhantes da ciência brasileira, e que carrega o nome de Cristo em sua fala. Como bem mencionou o Pr. Anselmo Melo: é histórico este momento para a APEL ao comemorar 8 anos de existência. Assim como é histórico um pastor pentecostal e um adventista juntos”, ao se referir ao Pr. Natanael de Jesus, anfitrião do evento. 
Pastores Anselmo e Natanael 

Se porventura, você encarou o evento como algo ecumênico e que afetaria a sua fé, tente olhar um pouco além da “fresta” da parede e abra uma janela. Ao fazer isso, você perceberá que a lufada de ar é bastante prazerosa e que as mesmas pessoas presentes no recinto, são as mesmas que você convive diariamente no trabalho, na escola ou nas ruas da cidade. E com um detalhe em comum: elas querem o mesmo Céu que você. 

Parabéns a APEL por essa bela iniciativa! Parabéns ao Dr Eberlin pelo conteúdo cristão e enriquecedor!

.
.
.
.

#blogger #life #family #nature #amor #amo #leitor #leitora #ler #cultura #vida #tempo #oportunidade #hospital #dor #tristezas #suicídio #família #noivos #casal #blogueira #reflexão #reflexão #religião #filosofia #benção #historia #liberdadereligiosa #crônica #poesia #jaguariuna #terremoto #turquia #siria #itaunas #missão #criacionismo #MarcosEberlin 

Comentários

  1. Parabéns pelo artigo meu amigo, pela clareza de suas considerações. Tomei a liberdade de levar para o nosso portal (com os devidos créditos).

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Mais Vistas