GTD, a arte de fazer acontecer

 



Por Célio Barcellos
Nesta semana, de (02 a 05), os pastores da Associação Paulista Central (APaC) participam da primeira parte de uma série de três treinamentos para a capacitação na metodologia GTD, ministrados por Jailton Borges e assessorados por Erlo Braun. 

Tanto Borges quanto Braun são administradores na APaC e possuem certificações do GTD para replicar treinamentos dentro da Instituição adventista. 

Com o intuito de qualificar obreiros e servidores no método GTD, Erlo Braun, como presidente da APaC, já, há algum tempo vem investindo nos obreiros, nos servidores e até mesmo nos membros de uma maneira em geral, pois além desses treinamentos, há também incentivos para graduação, pós-graduação e a Universidade Corporativa Missionow para que a igreja na APaC esteja cada vez mais antenada com os desafios atuais. Além de servirem à igreja, os cursos da Missionow e Escola da Andrews, servem como horas complementares para alunos de graduação e pós-graduação.



Contudo, o que é o método GTD? 

GTD é uma marca registrada para “Getting Things Done” (Fazer as Coisas), uma metodologia criada por David Allen, autor do livro, “A Arte de Fazer Acontecer”. 

O GTD é um poderoso método para gerenciar compromissos, informações e comunicações. A máxima desse método é proporcionar maior produtividade e menos estresse. De acordo com Allen, a mente humana “serve para ter idéias, não para guarda-las”. 



Concomitante ao pensamento de Allen, a escritora Ellen White, ainda que não tenha sistematizado algo parecido com o GTD, escreve para a igreja a seguinte declaração: 

"Os que são escolhidos por Deus para a obra do ministério darão prova de sua alta vocação e por todos os meios possíveis procurarão desenvolver-se em obreiros capazes. Esforçar-se-ão por alcançar uma experiência que os capacite a planejar, organizar e executar". Atos dos Apóstolos, 353.

A última frase desse texto: “Esforçar-se-ão por alcançar uma experiência que os capacite a planejar, organizar e executar,” tem tudo a ver com GTD. O interessante nesse texto escrito entre os séculos 19 e 20, é a similaridade com a proposta criada por Allen, pois o GTD oferece cinco passos para uma mente mais tranquila e produtiva na hora da execução. Eis os passos:

1. Capturar
- Aqui está o ato de tirar as coisas da mente e deixa-la tranquila
- Ter um sistema de lembrete confiável
2. Esclarecer
- É o ato de decidir, fazer acontecer a ideia ou o compromisso
3. Organizar
- Aqui está a importância de utilizar as listas
- Tudo deve estar na agenda com data - o calendário
4. Revisar/Refletir
- Aqui está o detalhe em que semanalmente se escolhe o momento para as atividades semanais
- As ativadas que passam na revisão, são as datadas.
5. Executar/engajar
- Esse ato ocorre tanto no momento do segundo item (esclarecer) quando se coloca em execução como resposta tudo o que pode ser feito em até 2 minutos. Especialmente no que se refere a retorno de mensagens instantâneas ou delegar funções. 
- Os demais, são realizados no contexto da revisão, para os compromissos agendados. 

Desta maneira, o que a APaC está proporcionando para obreiros, servidores e membros são ferramentas para serem utilizadas de forma sistemática afim de gerenciar melhor o tempo e com isso trazer satisfação plena e não desânimo em função da falta de objetivo e procrastinação. 


Neste século de correria e instantaneidade da cultura digital, a iniciativa da liderança da APaC com a preocupação e gerenciamento do tempo, deve ser encarada como algo positivo. Sem contar que o GTD pode ser aplicado em diversas situações da vida, inclusive na "educação dos filhos e de melhor gerenciamento do lar", menciona Braun em momentos de sua fala.  

Em consonância com a aplicabilidade do GTD e o pensamento de Ellen White quanto ao esforço no que se refere à capacitação, planejamento e organização, a Bíblia Sagrada dispõe de uma quantidade de exemplos práticos como as orientações de Jetro a Moisés; a administração de José no Egito e nas muitas advertências de Jesus e dos evangelhos quanto a remir o tempo. 

No quesito tempo, segue o poema, "Conta e Tempo", de Frei Antônio das Chagas (1631-1682). Vale a pena assistir e refletir na declamação. 



Assim sendo, a APaC entende que o tempo é algo precioso e dever ser muito bem aproveitado para o bem da própria mente. Ter uma rotina de organização para a execução das tarefas é algo para além de mera produtividade, mas tem que ver com a saúde mental do executor das tarefas. 

Neste caso, o slogan, “APaC não Para”, faz todo sentido, pois ela não para não somente no que se refere à missão, mas no aprendizado e gerenciamento da vida dos seus obreiros e colaboradores para executarem melhor as tarefas, a vida e os compromissos do Reino de Deus. 

A #apacnãopara 

.
.
.
.

#blogger #life #family #nature #amor #amo #leitor #leitora #ler #cultura #vida #tempo #oportunidade #hospital #dor #tristezas #suicídio #família #noivos #casal #blogueira #reflexão #reflexão #religião #religiao #filosofia #benção #historia #liberdadereligiosa #crônica #poesia #jaguariuna #terremoto #turquia #siria #itaunas



Comentários

Postar um comentário

Mais Vistas