Contemplar é viver
Por Célio Barcellos
Na manhã desta segunda-feira (22), fui até ao @cevisa (Centro de Vida Saudável) para uma consulta em função de uma alergia que está me incomodando. As minhas vias aéreas têm estado um tanto entupidas e isso é horrível.
Sem poder respirar normalmente à noite, pude agradecer a Deus pela existência da boca, pois do contrário, eu não estaria vivo.
Como é bom respirar!
Aproveitei o ambiente do CEVISA para uma caminhada e decidi concluir a leitura do livro “Sobre a Brevidade da Vida”, de Sêneca.
Uma frase do livro me chamou bastante a atenção naquele momento: “Busque refúgio nas coisas mais tranquilas, mais seguras e mais elevadas!”
Não tive como não associar com a lei da contemplação descrita por Paulo em 1Coríntios 3:18. Essa é a lei mais importante da vida! Contemplar as coisas do alto.
Enquanto eu continuava a olhar a paisagem e a observar os pássaros sobrevoarem a lagoa prateada com os raios solares atingindo suas marolas, pude perceber o movimento da vida. E como é bom viver!
Não sei se este texto chega para alguém um tanto triste, sem ações no presente, sem nenhuma perspectiva futura e que está muito preso a um passado fora do seu alcance.
Quero te dizer, que, se você buscar refúgio em coisas seguras e elevadas, a paz e tranquilidade passarão a ser as coisas mais assertivas em sua vida.
Mesmo que doença, tragédias, ou qualquer coisa negativa o afete, a segurança adquirida nas coisas do alto - fonte de sua contemplação, será uma espécie de fortaleza para que através da fé e da resiliência, você continue olhando para o futuro com esperança.
No momento de minha leitura e contemplação, o sol batia em meu corpo e o vento frio que lufava em mim, me fazia respirar melhor e ainda me dava a grata satisfação de observar as aves que plainavam sobre a lagoa em busca de seus alimentos.
Por um instante, o telefone tocou e pude conversar com o amigo William Pedro, pessoa com quem aprendo bastante. Trocamos um pouco de prosa, falei de algumas coisas acerca do livro, mas a ligação caiu e não conseguimos mais reiniciar o bate-papo.
Aproveitei para concluir a leitura do livro, me ajoelhei para uma oração por minha família, pelos amigos, pela vida e retornei para casa com o esboço deste texto em mente.
Sobre a brevidade da vida muito antes de Sêneca, Davi já dizia: “O homem é como um sopro; os seus dias, como a sombra que passa”. (Salmo 144:4).
Procure valorizar a vida! Na verdade, comece pelos pequenos detalhes da vida.
Enquanto a maldade é a contemplação para a prática de coisas ruins, buscar refúgio nas coisas mais tranquilas, é o início para coisas grandiosas e animadoras.
Eu posso testemunhar disso. Foram apenas 60 e poucos minutos de sol, ar puro, leitura e imagem natural suficientes para uma melhor respiração e ânimo para a vida. Acabo de concluir o texto e espero que a simplicidade do mesmo, auxilie você, que o está lendo neste momento.
Vamos viver! Afinal, a vida é muito breve.
.
.
.
.
#blogger #life #family #nature #amor #amo #leitor #leitora #ler #cultura #vida #tempo #oportunidade #hospital #dor #tristezas #suicídio #família #noivos #casal #blogueira #reflexão #reflexão #religião #religiao #filosofia #benção #historia #liberdadereligiosa #crônica #poesia #jaguariuna #terremoto #turquia #siria #itaunas
Bela e precisa reflexão, quando devemos relembrar da promessa divina em aproveitarmos nossa brevidade de vida para nos preparar par a certeza da vida eterna em Cristo Jesus.
ResponderExcluir