Vale do Silício ou os Vales nos Arredores de Jerusalém?

 







Por Célio Barcellos

Na quinta-feira (09) de março o Mercado Financeiro foi pego de surpresa com a notícia da falência do Silicon Valley Bank. Concomitante a essa informação bombástica, no domingo (12), foi a vez do Signature Bank de Nova York também ser fechado pelo mesmo motivo. 


Em meio ao caos econômico mundial provocado pela covid-19 e guerra da Rússia contra a Ucrânia, há um risco iminente de miséria global por conta da elevação dos juros e do aumento nos preços dos produtos. 

Em seu livro Homo Deus, Yuval Harari relata o aumento da desconfiança no capitalismo desde a crise americana de 2008 quando o setor imobiliário foi à falência. 

O que ocorreu no Vale do Silício é uma conta que chegou em função dos altos financiamentos a juros baixos para as grandes Startups mundiais. Naquela nobre região da Califórnia, empresas de tecnologias como, Apple, Google, Microsoft e tantas outras ganharam o mundo a partir de inovações e muita grana envolvida. O Vale do Silício é considerado o Eldorado para a “nata” da tecnologia. 
CIC notícias 

Será que estamos diante de uma nova crise que deixará americanos e boa parte do planeta em situação desesperadora? Onde estamos seguros nessa aldeia global mapeada por gráficos e algoritmos que ditam os rumos do planeta e o controle de nossas contas bancarias?

Ao que parece, nenhuma instituição financeira é um porto seguro. Seja em investimentos na Bolsa de Valores ou em aplicações bancárias, o risco parece ser o mesmo, pois a qualquer momento tudo pode ruir quando sólidas instituições financeiras podem vir à falência.

O economista brasileiro Stephen Kanitz, mencionou em um de seus twetes que, “o saldo bancário mostrado no estrato do cliente é fake, pois o dinheiro certamente está aplicado em uma carteira de riscos, como numa varejista chamada Americanas por exemplo”. 

Enquanto os americanos correm para sacar os seus recursos (já sacaram 42 bilhões de dólares, 1/4 dos recursos do banco), os acionistas majoritários do Silicon Valley Bank, venderam suas ações uma semana antes da falência. Será que já sabiam do que aconteceria?

A situação ficou tão crítica que de acordo com The Wall Street Jornal o governo britânico autorizou a venda da subsidiária do banco em território inglês pela ninharia de 1 Libra esterlina, algo em torno de 7 reais. E numa briga de Titãs ofertada pelo Mercado, o HSBC, maior banco europeu, arrematou a instituição por esta pechincha. 
Foto: Neilhall/Reuters

Que valor você tem dado para as coisas? Você tem usado o dinheiro para o bem das pessoas ou tem permitido o dinheiro te usar? 

Qual o seu valor? Você tem um preço? 

A Bíblia menciona que por amor ao ser humano Deus ofereceu o Seu precioso Filho para morrer pela humanidade e resgata-la da cadeia de problemas que se meteu. 

O evangelho de João diz que “Deus amou ao mundo de tal maneira que deu o Seu Filho unigênito, para que todo o que nEle crê não pereça, mas tenha a vida eterna” (Jo 3:16). 

O objetivo de Deus é conduzir o ser humano para a Nova Jerusalém. No entanto, o grande problema é que a existência de Vales, como o Silício, seduzem os olhos humanos à semelhança de um indivíduo que entra numa caverna repleta de ouro e diamantes que possui tempo limitado para sair e acaba morrendo trancado por causa do “olho grande” ao ver tanta riqueza. 



Das notícias especulativas que surgem na internet, uma delas é a de que os multibilionários estão comprando ouro para garantir suas riquezas. Se porventura isso for verdade, o que adianta ter muito ouro se o restante do planeta estiver na miséria e sem poder para consumo? 

O indivíduo que foca somente em bens terrenos está pisando numa areia movediça que a qualquer momento poderá ser engolido e se quer, terá a condição de levar o cartão para sacar no banco do além, pois, parafraseando Salamão, após ser vestido com o paletó de madeira e receber sete palmos de areia no rosto, não haverá Vale do Silício, Mercado Financeiro, muito menos o McDonald’s para saciar a fome (Eclesiastes 9:10).

Portanto, morar nos Vales aos arredores de Jerusalém será muito mais seguro e próspero do que ansiar pelo Vale do Silício. Os especuladores do Silício provocam falência, ruína e miséria. Enquanto os moradores e inovadores das Startups na Nova Terra, através do Santo Espírito, propõe altruísmo e fidelidade a Deus.

Assim sendo, não é errado você procurar o melhor investimento para fazer render o seu patrimônio. Só nunca se esqueça de que não existe nenhum local seguro nesta Terra e que o seu maior tesouro deve ser aplicado no Reino de Deus. Até porque, no mundo do futuro, não haverá os "lobos de Wall Street", nem os magnatas, muito menos os miseráveis, pois nos novos céus e nova Terra, o "lobo e o cordeiro pastarão juntos" (Isaias 65:17-25).


.
.
.
.

#blogger #life #family #nature #amor #amo #leitor #leitora #ler #cultura #vida #tempo #oportunidade #hospital #dor #tristezas #suicídio #família #noivos #casal #blogueira #reflexão #reflexão #religião #religiao #filosofia #benção #historia #liberdadereligiosa #crônica #poesia #jaguariuna #terremoto #turquia #siria 

Comentários

Mais Vistas