Uma paisagem pode te ensinar muita coisa



Por Célio Barcellos
Ontem, ao parar o carro no estacionamento do Mercado Lagoa Bonita, próximo ao Unasp para comprar alguns alimentos, as minhas retinas avistaram a bela imagem do pôr do sol. 

Enquanto a Salomé e as crianças entraram no Mercado, decidi atravessar a rua e registrar a árvore solitária na várzea que distava para o horizonte e chamava a atenção para o crepúsculo que se aproximava. 

As nuvens esparsas em um céu acinzentado nas alturas e dourado em sua base quase retilínea na horizontal, contrasta com as luzes da cidade de Engenheiro Coelho bem ao longe. 

A imagem serviu de bálsamo em meio a tantas tragédias e cenas indesejadas captadas por meu cérebro. O frescor do vento de uma tardezinha fria, batia em meu rosto como as mãos do Eterno Deus massageando os meus problemas e apontando para a ESPERANÇA futura que tanto anseio. 

No mesmo dia dessa imagem linda que avistei, a NASA liberou imagens do planeta Júpiter, captadas pelo supertelescópio James Webb. 

Quando eu olhei a imagem, a primeira associação que fiz como leigo e poeta, foi com o mar de minha terra. O planeta gasoso me fez ter essa percepção, apesar de a imagem mostrar luas, seus anéis, tempestades e mancha vermelha, de acordo com especialistas da área. 

Das muitas descobertas que o ser humano é capaz de fazer, ao olhar para árvore, percebo que a mesma é mais eficiente em sua longevidade do que a humana. 

Há árvores milenares que estão entre nós. Muitas das quais, o próprio Cristo Se assentou com os Seus discípulos para descansar e transmitir-lhes lições para a eternidade. 

Quando olho para mim e para o mundo ao meu redor, quero cada vez mais cuidar do meu quintal e procurar ser útil às pessoas. Não vale a pena entrar em brigas. Especialmente nestes tempos de polarização política em que liberdades são ameaçadas e que ficar em silêncio parece ser o caminho mais seguro. 

No jogo dos interesses, a vida de alguém pode ser descascada à semelhança de uma árvores que ferida por uma moto-serra tem o tronco dilacerado por inteiro; serrado os seus caules e cortada a sua linda copa. 

É preciso descobrir um jeito de estar no mundo sem se associar ao mesmo. E para isso, é necessário se desligar da Terra e olhar mais para o Céu. De acordo com o salmista é de lá que vem o socorro (Salmo 121:1,2). 

Após as compras, entramos no carro e partimos em família para casa. Fomos ouvindo músicas e dando gargalhadas. Ao chegarmos em casa, participamos do nosso devocional em família e no momento oportuno fomos dormir. 

É isso! Da próxima vez em que você olhar para uma árvore e distar as retinas para o horizonte, aproveite os momentos. Do ponto de vista natural, ela é mais longeva do que você. Além dela testemunhar a sua passagem e de ser muito útil em sua vida,  ela será o paletó de madeira que te cobrirá da terra jogada sobre o seu rosto. 

Viva bem a vida! Não troque a esperança eterna pelas passageiras ilusões do mundo. Tudo passa! Inclusive você. 

.
.
.
.

#blogger #life #family #nature #amor #amo #leitor #leitora #ler #cultura #vida #tempo #oportunidade #hospital #dor #tristezas #suicídio #família #noivos #casal #blogueira #reflexão #reflexão #religião #religiao #filosofia #benção #historia #liberdadereligiosa #crônica #poesia




Comentários

  1. Tirei lições pra minha vida,me lembrei de guando podou muito suas árvores de frente a sua casa rsrs

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Mais Vistas