A mensagem é a mesma, os desafios se alteram





Por Célio Barcellos

Era uma tarde de domingo por volta das 16h quando centenas de pastores e obreiros se aglomeravam de frente ao Residencial Feminino do Centro Universitário Adventista de São Paulo (UNASP) para o tão esperado Concílio Ministerial da União Central Brasileira (UCB). Confesso que estar entre os mais de 700 inscritos foi um privilégio e algo inspirador. 

A administração da UCB e mais a Associação Ministerial nas pessoas dos Prs. Maurício Lima e Edilson Valiante, acertaram em cheio por promoverem espiritualidade e consistência num momento tão delicado em que passa a igreja de Deus nesta Terra. Além das ótimas plenárias e seminários, fomos agraciados com materiais de excelente qualidade e um tratamento diferenciado em nosso querido UNASP. 

O Concílio nos desafiou a sermos protagonistas neste mundo confuso e sem direção. No entanto, para que isto aconteça é preciso saber o roteiro, à semelhança “dos filhos de Issacar, conhecedores da época…” (1Cro 12:32). 
Santa Ceia no Concílio

Na verdade, o roteiro já está pronto desde a fundação do mundo. O problema é que estamos alterando o “espelho" ao incluirmos “storyboards" que não constavam no script. Essa interferência humana no roteiro, provoca execuções não coordenadas capazes de afetar o conteúdo e transmissão da mensagem. 

Nós vivemos e pastoreamos em um mundo tecnológico e apesar das muitas reações à tecnologia, é preciso recebê-la como uma ferramenta indispensável num cyberespaço que contém “versos" e “metaversos” congestionados em uma Via Ápia digital repleta de perigos, mas com imensas oportunidades de contatos para o avanço do Reino. 

Se o Apóstolo Paulo estivesse em nossos dias, certamente ele estaria plugado no WWW em momentos específicos e trilhando por essa Via na certeza de cuidar da igreja, pois onde houvesse vida ele desenvolveria o seu ministério. Não um ministério separatista para expor fracassos, mas um ministério sólido e fortalecido pelo Espírito. 

Neste abençoado Concílio da UCB a ênfase em dois pilares: Mensagem e Missão recebeu atenção especial no que se refere a forma e a essência. A maneira como compartilhamos pode mudar (forma), mas nunca o próprio pilar (essência). Pudemos presenciar no encontro de gerações dos Arautos em que a mensagem permanece a mesma. 

Dentro dos desafios hermenêuticos, a resposta do estudante das Escrituras deve estar baseado no que está escrito na Palavra de Deus. E para isso, fomos abrilhantados com uma excelente dramatização acerca do surgimento da Associação Ministerial criada pelo Pr. A.G. Daniells e consolidada por Leroy Edwin Froom com o intuito de fortalecer o ministério em conhecimento e espiritualidade. 

Os pastores da UCB devem focar suas mentes na cristologia e rechaçar as muitas ideologias. Até porque somos religiosos do cristianismo e não de religiões humanistas em suas várias ramificações sectárias. Entre a polarização política e a indiferença atuais, o melhor é fugir do jogo das caricaturas dos extremos que desaparecerão um dia e focarmos na centralidade do evangelho que permanecerá para sempre. 

Daquela tarde de domingo até o início da tarde de quarta-feira quando o Concílio terminou, saímos com a certeza de que estamos em um grande mar com peixes grandes e pequenos. Neste grande mar, há muitos peixinhos nadando sem saber o que é "nadar". Se os peixes do "oceano das realidades óbvias e importante de nossa existência"  perderem o discernimento do simples “nadar" serão fisgados pelo anzol da cegueira espiritual por falta de percepções claras. 

Contemplemos a Cristo e sejamos dependentes do Espírito! Afinal, somos mensageiros para a nobre missão de preparar um povo para a Segunda Vinda do Senhor.  Ah! Só não nos esqueçamos de que a mensagem é a mesma e são os desafios que se alteram. 


Que Deus te abençoe ricamente, pastor da União Central Brasileira! Escolha ser fiel ao chamado do Senhor e fale a todos de Sua graça e do Seu amor. 


.
.
.
.

#blogger #life #family #nature #amor #amo #leitor #leitora #ler #cultura #vida #tempo #oportunidade #hospital #dor #tristezas #suicídio #família #noivos #casal #blogueira #reflexão #reflexão #religião #religiao #filosofia #benção #historia #liberdadereligiosa #crônica #poesia







Comentários

Mais Vistas