Conceição da Barra - linda mulher que está machucada.


Por Célio Barcellos
É sempre bom retornar a Conceição da Barra/ES e rever amigos e familiares. Especialmente a Itaúnas, local de minha origem e onde tenho um ambiente próprio para ficar. No entanto, fiquei um tanto assustado com as ocorrências de violência a qual acarretaram o nosso lindo balneário. Assassinatos que repercutiram em âmbito nacional, tiroteio em pleno centro da cidade e até mesmo uma mega operação policial contra o tráfico de drogas.
A cidade descrita em poesia que nasceu "do encontro das águas do mar com o rio Cricaré e que de um beijo ardente nasceu uma linda mulher - Conceição da Barra”, infelizmente na conjuntura atual não está rimando com poesia, mas com violência. Como barrense ausente, posso até está exagerando, pois não estou no dia-dia da cidade; mas nas três semanas e meia que ali fiquei, notei pessoas apreensivas com os fatos ocorridos.
Particularmente, gostava muito de sair a pé e caminhar por vários lugares, desde o Centro à Associação de Pescadores, passando pela Favica e seguir em direção do Santo Amaro, quando no caminho cumprimentava velhos conhecidos dos tempos em que eu jogava bola no Praiano Esporte Clube. Os campeonatos da época e mais o fato de meu trabalho ser na Casa Lotérica, facilitaram muito conhecer pessoas. Além de colegas de escola.
Ver a situação de Conceição da Barra, me faz pensar o quanto o poder público é responsável por esses infortúnios. Desde quando tirei o meu título de eleitor, os políticos que ali passaram, não construíram legado para a posteridade. Pelo contrário, ao pensar somente em si, destruiram manguezais, a foz do Itaúnas que por conseguinte, afetou os brejos e até mesmo a economia dos pescadores.
Calçadão da Barra
Um Município que até deputado estadual nativo do lugar já teve, mas que o desenvolvimento passou longe. Não tem uma empresa de grande porte, industrias pesqueiras fechadas, uma das maiores usinas de cana de açúcar do norte do estado, fechada; a Capitania dos Portos não funciona mias, a Colônia de Pescadores falida, o esporte amador totalmente escanteado. 
Falar em esporte amador, o time de futebol de areia do município de Pedro Canário, já sagrou-se campeão profissional do estado. Não falo isso com inveja, pelo contrário, parabenizo os canarenses pelo empenho. Mas é uma vergonha para Conceição da Barra, uma cidade litorânea nem isso se esforçar para ter. Lembro-me com saudade da época em que pessoas como: Alfredo, Elson Vasconcelos, Inácio Oliveira, sr. Ademar, Tião Bodé, Samuel Pedrosa, Cabrito e tantos outros que tiravam tempo e dinheiro em prol do esporte barrense. 
Seria muito melhor ver jovens envolvidos com o esporte, do que vê-los nos noticiários das drogas e assassinatos indiscriminados no município.  Seria maravilhoso ver crianças e jovens estudando e sonhando alto. Seria maravilhoso ver os barrenses tornando-se bilíngues; além de preparar o morador para receber os gringos, seria uma grande inciativa de libertar as pessoas da bolha que prende os brasileiros. 
Falar uma nova língua é se comunicar com o mundo, não para sacanagens, mas para o bem-estar da pessoa e das pessoas. Não vejo nada impossível um gestor fazer isso, é só ter boa vontade e alegria em transformar pessoas. O problema está na má vontade, na política dos interesses, do toma-lá-da cá, nas rasteiras e sujeiras que esse ambiente proporciona. 
Praia do Riacho Doce em Itaúnas
Gostaria de ver o meu município melhor. Até fiquei feliz ao perceber um galpão no trevo da Barra, onde imagino ser uma empresa por nome “Yes”. Quem sabe chegou a hora de mais empresas se achegarem e ajudar no progresso de nossa terra!? Muita gente diz que os 18 KM que separam a BR 101 da cidade impede isso. Acho que é conversa para pessimista e aproveitador, pois Colatina tem 60 KM até a BR e não para de crescer. 
Se o povo barrense quer um município melhor, está na hora de fazer um pacto para o bem comum. Não tolere mais políticos que somente entram para se beneficiar e beneficiar os seus. Não troque o seu voto por cesta básica, dinheiro, materiais de construção, cervejada e até mesmo promessa de emprego. Tudo isso cessa rápido. Procure pensar a longo prazo, num município mais cidadão para a sua gente. 
Sou filho do município e amo esse lugar. Mesmo morando fora, fiz questão de registrar o meu primeiro filho no cartório de Itaúnas. Queria fazer o mesmo com a filha, mas infelizmente as condições financeiras à época impediram a viagem. Vejo muitos barrenses nascendo e sendo tratados em São Mateus por falta de estrutura hospitalar; vejo muita gente mudando para São Mateus. Até os bons médicos de outrora, não residem mais na cidade. 
Não poderia deixar de parabenizar os comerciantes e demais empreendedores  que acreditam em nosso lugar.  As lojas e comércios bonitos e modernos, causam uma boa impressão para quem chega. Percebo que essas pessoas foram visionárias. Parabéns mesmo! Espero que os novos políticos sejam visionários quanto vocês.
Para um país dar certo é indispensável uma cidade dar certo. E isso deve começar com cada família do lugar. Saber onde quer chegar é fundamental para o êxito, mesmo que isso leve algum tempo. O mais importante é chegar e saber como chegar. Ter uma rota calculada e com objetivos claros, facilita o processo e o progresso. 
Que Deus ilumine os barrenses para os anos que virão! Com boa vontade, honestidade e muito amor pelas pessoas, o município surpreenderá a sua gente não com notícias tristes, mas com esperança transformadora e modelo a ser seguido. Isso não vem de graça, nem com trabalho fácil e muito menos com venda de votos, mas com suor e muita lágrima. Que Deus abençoe o povo da minha terra! 

Comentários

  1. Realmente você não pode falar nada pois não está no dia a dia da cidade . Segurança pública é papel do governo do estado. E sua narrativa é muito equivocada. Falar que nenhum político deixou um legado ? Está enganado. Jorge Donati até a atual gestão está sendo um legado. Conseguiram desenvolver o município , hoje a cidade está linda , vários pontos turísticos, uma orla de da inveja. Hoje temos 5 campos de futebol que são referência no estado e todos os outros municípios querem jogar aqui. Hoje a prefeitura Municipal de Conceição da Barra através da Secretaria de Esportes oferece projetos sociais em diversos esporte,como Ginástica ritimica, futebol, basquete , judô , jui jutsu, balé,jazz , handebol , vôlei entre outros e todos com qualificação. Poderia ficar aqui o dia todo te mostrando pontos positivos na nossa cidade. Claro que temos muitos pontos a melhorar , mas estamos no caminho para isso. Eu no último rodei as cidades do norte do estado conhecendo a estrutura do esporte e pude comprovar que hoje Conceição da Barra é referência no Norte.
    Por fim , antes de escrever tamanha narrativa de pontos negativos , conheça a cidade que vc diz tem orgulho .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Talvez você não tenha compreendido totalmente o texto. Não me referi a uma pessoa em específico.

      Excluir

Postar um comentário

Mais Vistas