Escola de Liderança - educação continuada


Por Célio Barcellos
Quando alguém tem um sonho grandioso, certamente ele ora a Deus, planeja com total disciplina e vende esse sonho com o maior entusiasmo. Nós vemos isso na vida de Neemias, quando do período da restauração dos muros de Jerusalém (Neemias 2:11-20). Ele acreditou no impossível, se planejou, contou com a confiança de Deus e partiu para a ação. 
No contexto do nosso século, muitas vezes não paramos para analisar os muitos Neemias empreendedores na causa de Deus. Ao percebermos o avanço do evangelho no mundo, podemos ver nas histórias de pioneirismo os milagres de Deus nas grandes realizações de homens que se gastaram na Obra do Senhor.
No território da Associação Paulista Central (APaC) há um movimento extraordinário que nos últimos cinco anos tem revolucionado a vida dos líderes da igreja. Falo da Escola de Liderança Andrews. Como bem disse o Pr. Antônio Marcos, diretor do Unasp, a Escola da Andrews, é o “mais bem elaborado programa de  formação de liderança no Brasil”. Particularmente, eu ainda não tinha visto nada igual na igreja. 

O sonhador e idealizador desse programa chama-se Erlo Braun. Um capixaba, natural de Laranja da Terra, gabrielense de criação e atualmente pastor geral da APaC. Para muitos, parece ser loucura. Mas se isso for loucura, que ele continue a acreditar na capacitação das pessoas. Erlo Braun ousou em formar parceria com a Andrews University (EUA) e com o Centro Universitário Adventista de São Paulo (UNASP) ao criar esse Polo no Brasil.
Ontem (20/10), na formatura da 5 Turma da Escola de Liderança Andrews, Braun destacou o método de Cristo na formação de discípulos e da expansão do Reino (Efésios 4:1). Ele também deu ênfase nos 4 pilares da formação da Igreja Adventista do Sétimo Dia (IASD): (1) Igreja Local; (2) Ministério de Publicações; (3) Obra Médico-Missionária e (4) Educação. 
Na continuidade da sua mensagem, ele ainda citou o texto de Oseias 4:6 que menciona o padecimento do povo por falta de conhecimento. No entanto, parafraseando Oseias, ele foi bem enfático ao dizer: “Aqui, na Escola da Andrews não faltará conhecimento. Aqui, na Escola da Andrews, o meu sonho é ver a igreja aprender mais das Escrituras”. 
E de fato foi maravilhoso ver o sorriso dos 1.200 alunos com os seus certificados e vestidos de “beca” adentrarem a Igreja do UNASP. Eram formandos das diversas modalidades: Academia do Plantador; Administração da Saúde e Bem-estar; Empreendedorismo; Liderança Eclesiástica Feminina e tantos outros. Esses cursos de formação continuada, são procurados por membros e por pastores também.

Quero dizer que essa visão de Educação Continua da APaC é sensacional. A administração está de parabéns. O Pr. Jailton, responsável financeiro e o Pr. Steverson, secretário executivo,  têm sido parceiros nesse movimento de capacitação e formação de líderes. A visão é tão empreendedora que já podemos testemunhar o investimento em formação na educação superior de membros de igreja dedicados e cheios de talento. 

Concluindo, empreender não é nada fácil, mas é totalmente satisfatório. Imagino que no coração do Pr. Erlo e dos seus colaboradores, há uma enorme alegria em ver esse movimento crescer. Especialmente, notar discípulos capacitados cheios de entusiasmos para o avanço do Reino e também para a iniciativa em cursar uma faculdade. 
Parabéns APaC! A sua visão de “Ser uma igreja que serve a comunidade enquanto aguarda a volta de Jesus”, é uma realidade, pois ela começa na vida dos membros. Até a próxima turma em 2020! Maranatha!  






Comentários

Mais Vistas