O novo ano passará, mas a eternidade não terá fim.





Por Célio Barcellos

Todos os anos, na noite de 31 de dezembro para 01 de janeiro, quando o badalo soa meia-noite, lugares como Copacabana, Paris, Salvador, Itaúnas/Conceição da Barra e tantos outros desse planeta, têm os céus iluminados com  fogos de artifícios, promovendo um verdadeiro show de luzes. É algo realmente apoteótico, pois por alguns minutos hipnotizam olhares que anestesiados pelo brilho, permanecem intactos em direção ao céu.

Sem dúvidas, os festins riscando o alto, formam um espetáculo maravilhoso. Milhões de pessoas ao redor do mundo fazem promessas e juras de mudanças. Muitas, inclusive, dedicam oferendas para buscar favor e proteção dos deuses e suas entidades. É como se de uma hora para outra, um exército vestido de branco, promovesse a paz que muita gente anseia.

Outros estarão em igrejas, acampamentos ou em ambientes familiares para juntos receberem o novo ano. Para alguns, tais como os guardadores do sábado, o ano inicia-se mais cedo. Particularmente, creio no princípio do dia iniciar e terminar ao pôr do sol, como menciona o relato bíblico (Gn1:5,8,13,19,23,31). Em família, decidimos receber o novo ano em Itaúnas, na casa de minha mãe.  Foi um simples momento de agradecimento, mas regrado a feijão, arroz, peixe frito e suco de uva. 


É claro que essa atitude não nos tornam melhores ou piores em relação aos demais que escolheram ou escolherão outra forma de dar adeus ao "ano velho”e aguardar com expectativa o ano vindouro. Até porque, cada ser humano nasceu livre para fazer as suas escolhas. Por falar em escolhas, que as nocivas realizadas, tenham verdadeiramente ficado no passado e que a oportunidade de GRAÇA e MISERICÓRDIA seja aproveitada por cada cidadão da Terra nos próximos 365 dias.

No entanto, dentre as muitas escolhas, algumas optam em causar tremendos prejuízos. Infelizmente, no entusiasmo e na adrenalina do momento, um número considerável de jovens e adultos se entupirá de bebidas e substâncias nocivas que poderão causar danos irreparáveis a si próprios e a terceiros que não tem nada a ver com suas escolhas e irresponsabilidades. 

Quem dera que num momento de virada de ano, pudesse de fato causar uma transformação na vida do ser humano. Que as pessoas se tornassem de fato humanas; que ao invés de um egoísmo exacerbado, em que o mais importante é a felicidade única e que se exploda o resto, todos pudessem ser mais altruístas e solidários. 

Que o ser humano pudesse exercer mais a filantropia e solidariedade; que ao invés de uma garrafa de champanhe no valor de 10 mil reais somente para o prazer e o impressionar, pudessem os homens detentores de recursos, compartilhar das bençãos que Deus proporcionou e ajudar a outros. Quem sabe neste momento, o leitor deste texto, possa tomar a iniciativa de ajudar alunos carentes a realizarem sonhos de uma vida melhor?! Se desejar, pode escolher outra, pois há diversas para serem realizadas.

Quantas pessoas passarão a virada sem o mínimo de subsistência? Quantas gostariam pelo menos de sentar à mesa e em família poder comer um feijão, arroz e peixes fritos? Ou quem sabe uma mesa farta com direito a peru ou carneiro bem assados? Imagino que o ano não será feliz para todos. Principalmente por saber que, além dessas coisas, ainda tem a doença e a morte para atormentarem a vida humana.

Portanto, convido você a comemorarmos juntos o despertar de um novo ano. Porém, sem contudo nos esquecermos de que nem tudo se resume a fogos e luzes. Em meio ao brilho, também há escuridão e temor. No entanto, olhe para além dos fogos, pois a luz que surgirá, trará consigo não um novo ano, mas um projeto de eternidade. Pense nisso! (leia Jo 3:16; Ap 21:1-4; ITs 4:13-18).

Comentários

  1. Feliz ano novo amigo Célio! 😁

    Desejo que neste ano, acima de qualquer coisa, seja prioridade em nossos corações, conhecer mais das coisas do céu.

    Somente Deus preenche o nosso ser e é a verdadeira felicidade.

    Que Ele dê as melhores bênçãos para sua vida.
    🤗

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado amigo Rony! Desculpe a demora, pois estava meio que sem saber como responder. Que Deus o abençoe!

      Excluir
  2. Reflexão muito oportuna para o momento!! Que em 2018 possamos cultivar a simplicidade e o Amor, tal qual o exemplo da Sagrada Família!! Clamemos por um ano com mais Justiça Social...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado prima! Graças a Deus aprendi a responder por aqui. Que Deus a abençoe!

      Excluir
  3. Excelente! A cada ano temos que nos renovar por dentro. Sermos e fazermos algo melhor pelo próximo.

    ResponderExcluir
  4. Verdade prima! É preciso mais altruísmo da parte humana.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Mais Vistas