Paulo e o pastorado
Por Célio Barcellos
“Assim, pois, importa que os homens nos considerem como ministros de Cristo e despenseiros dos mistérios de Deus.” 1Cor. 4:1
A palavra traduzida para ministro (ύπηρετέω) tem o significado de ser útil, servir, fornecer.iÉ claro que o significado atual da palavra denota alguém num posto de alta excelência no âmbito governamental, no entanto, o seu significado nos dias do Apóstolo Paulo era um tanto desanimador.
Para Wiersbe, o termo tem o significado literalmente de “remador” e se refere aos escravos que remavam nas enormes galés romanas.ii As Galés eram embarcações que possuíam três níveis e Paulo se considerou o remador do 3º nível, aquele que recebia todo lixo e excrementos dos remadores superiores.
Paulo se comparou a isto, pois estava disposto a servir remando até ao Porto Seguro. Você e eu, estamos dispostos a sermos remadores do 3º nível, suportando todo e qualquer tipo de incomodo?
No texto também ele fala de despenseiros (οικνόμους), mordomo, administrador, gerente (Lc12:42; 1Cor 4:2; Gl 4:2)iii, ou seja o trabalho do pastor também pode ser considerado como a de um mordomo, aquele que é visto como um administrador, um escravo, pois administra algo que não é dele.
Querido colega de ministério! Assimilemos de verdade e vivamos esse conceito. Ou melhor: esse privilégio! esse chamado! essa oportunidade sem igual...! Oremos juntos caros Ministros do Senhor! Pois Deus confiou a você e a mim, um rebanho que pertence a Ele, mas que nos deu totais condições de cuidarmos e administrarmos.
Um Feliz dia do pastor!
Um Feliz dia do pastor!
i William D. Mounce. The Analytical Lexicon to the Greek New Testament. Zondervan, 1993, 462.
ii Warren W. Wiersbe. Comentário Bíblico Expositivo, Geográfica, 2006, 760.
iii Mounce, 335.
Comentários
Postar um comentário