Ele Vem: Uma Chamada à Esperança, à Permanência e à Missão

 


Por Célio Barcellos
Normalmente, conjugamos o verbo “vir” no futuro para falar da segunda vinda de Jesus — “Breve virá”, “Jesus virá” —, expressando assim a ansiedade e a expectativa pelo Seu retorno.

Contudo, é comum ouvirmos também o gerundismo em expressões como “Jesus está voltando”. 

Se considerarmos a missão e, ao mesmo tempo, um público que valoriza a norma culta da língua portuguesa, talvez valha a pena evitar o gerúndio nesse contexto, para não gerar ruídos desnecessários com aqueles que prezam a gramática normativa. 

Com a nova administração da Associação Paulista Central (APaC), liderada pelo pastor Romualdo Larroca — pastor geral para a região central de São Paulo —, o tema escolhido para o quadriênio 2026-2029 é justamente a segunda vinda de Jesus à Terra, porém expressa no presente do indicativo: “Ele Vem”.

Particularmente, o modo indicativo denota uma ação finita e real, apontando que a esperança não é mera expectativa, mas será concretizada com a chegada do Senhor Jesus, Aquele que fez a promessa.

Em sua reflexão aos pastores durante o Concílio Ministerial da União Central Brasileira (UCB) ocorrido dos dias 20 a 22 do presente mês, o pastor Henrique Gonçalves utilizou o texto de 2 Pedro 3:1-10 para enfatizar que o cristão não deve se deixar abalar pela pergunta dos incrédulos: “Onde está a promessa da sua vinda?”, em referência à aparente demora do retorno de Jesus. 

Gonçalves afirmou ainda: “O crente não deve nortear a sua fé por fatores externos, mas pela centralidade da Palavra de Deus”. 
Pr. Henrique Gonçalves

Há uma letra do cantor popular Beto Guedes, na música Sol de Primavera, que evoca perdão, esperança e reconciliação. Uma das estrofes diz:

Já choramos muito

Muitos se perderam no caminho

Mesmo assim, não custa inventar

Uma nova canção que venha trazer — Sol de primavera

Se aplicarmos a frase “muitos se perderam no caminho” àqueles que desistiram da fé, abandonaram a igreja ou até mesmo pastores que deixaram o ministério, certamente identificaremos um grupo considerável de pessoas. 
Pr. Jimmy Cardoso

Enquanto Ele não vem, e enquanto ainda desfrutamos da vida — embora com o coração aflito pelas desavenças, problemas, tristezas e insatisfações no ministério —, em vez de desistirmos, precisamos recordar a poderosa mensagem do pastor Jimmy Cardoso no Concílio da APaC, intitulada “Até os Pastores Podem Ser Salvos: Uma lição sobre não perder o encanto do sagrado”.

Essa mensagem foi algo impactante, que trata de perdão, reconciliação, esperança e de inúmeras necessidades que precisamos sanar, tanto pessoal quanto externamente. 

Uma daquelas palavras que “batem e assopram”, mas indispensáveis para a permanência no caminho. Ela só confirma as palavras do apóstolo Pedro: “…para onde iremos se só Tu tens palavras de vida eterna?” (João 6:68). 
Projeto Fundamentados na Palavra lançado pelo Presidente da UCB - Maurício Lima,  acompanhdo do Pr. Henrique Gonçalves, da Professora Sara Lima e líderes da APaC

Para permanecer no caminho, o Pr. Larroca, além de enfatizar a importância de ter a Bíblia na mão, os joelhos no chão e Jesus no coração, alertou inicialmente sobre o poder temporário que seduz a muitos. 

Em sua fala final, apontou para o verdadeiro poder de que necessitamos: o poder do Espírito Santo e a autoridade na Palavra.

Começar o ano em um Concílio ministerial é uma oportunidade preciosa para recarregar as forças e alinhar os rumos da missão. 

A companhia de velhos amigos, a chance de conhecer novos, as orientações recebidas e a participação na Ceia do Senhor são momentos incomensuráveis no ministério. 

Para concluir, nosso grande desafio é transmitir o evangelho na linguagem de todos: desde a palavra mais rebuscada para os eruditos até a forma popular que alcance as massas. 

Nesse âmbito da linguagem, indispensável para a pregação, a música tem um papel essencial. E, para nossa alegria neste Concílio, contamos com a presença do maestro Lineu Soares, que compôs uma música especial com a temática “Ele Vem”. Veja um trecho da letra:
Maestro Lineu e sua esposa Lanny Soares na ministração do louvor

Que o mundo conheça o maior dos mandamentos
Mas a Sua luz a todos vou amar
Já se aproxima o solene final dos tempos,
Jesus Cristo muito em breve voltará.
Eu vou proclamar… Ele vem
Buscar os que O aguardam
Ele vem, trazer plena libertação
Ele vem, eu vou anunciar a todos
Que Ele vem pra dar vida, paz e salvação. 

O Pr. Mateus Dias durante o Concílio numa colheita realizada pelo Colportor evangelista Luis Gonçalves

Se de fato queremos anunciar a todos que Jesus vem, é preciso que a linguagem alcance tanto a mente quanto o coração das pessoas. Afinal, elas estão repletas de problemas e carecem da luz do evangelho para que Jesus Cristo ilumine suas vidas. 

.
.
.
.

#blogger #life #family #nature #amor #amo #leitor #leitora #ler #cultura #vida #tempo #oportunidade #hospital #dor #tristezas #suicídio #família #noivos #casal #blogueira #reflexão #política #religião #filosofia #benção #historia #liberdadereligiosa #crônica #poesia #jaguariuna #terremoto #turquia #siria #itaunas #missão #criacionismo #MarcosEberlin #logica #aristoteles #tarsk #campori #desbravadores @desbravadoresucb @desbravadoresbrasil @paulista.central #morte #finados #ressurreição #amazonia #terrorismo #hamas #inmission #missãourbana #missao #evangelismo #natal #feliznatal #felizanonovo #sabado #shabat #racismo #racism #medium #SemanaSanta #cronica #Itaúnas #Itaunas #itaunas #vila #praia #capixaba #MiltonAfonso #GoldenCross #venezuela #maduro #trump #usa 






Comentários

Mais Vistas