Minha percepção da Live no Inteligência Ltda

 


Por Célio Barcellos

Ao assistir o debate entre Evolucionismo x Criacionismo, os meus pensamentos viajaram há 16 anos de nostalgias, quando numa capela do Seminário Adventista Latino Americano de Teologia na Bahia, participei de uma semana criacionista. Na ocasião, fiquei maravilhado com as palestras e especialmente quando o Dr. Naor Neves abordou dentro da sua área que é geologia, a defesa do dilúvio bíblico como o catastrofismo que causou as evidências nas muitas rochas pelo planeta e nos muitos fósseis espalhados pelo mundo. 
Sérgio Sacani, Geólogo e divulgador científico 

À época fiquei tão empolgado com as informações que tomei a iniciativa de abordar o Dr. Naor e até com certa emoção na fala, perguntar o seguinte: “Por que esse assunto não está na mídia?” E a resposta dele foi a seguinte: “Já estamos dando um grande passo. Imagino que ao longo do tempo, surgirão oportunidades para que pessoas que acreditam na criação defendam o seu ponto de vista”. 
Filipe Hime, astrônomo e programador

E, atualmente, de fato, notamos maior visibilidade, ainda que as Universidades insistam em desfazer de maneira até de certo ponto, preconceituosa, a capacidade intelectual e científica de pessoas ligadas ao Criacionismo e TDI. 

Parabenizo ao Podcast Inteligência Ltda e tantas outras mídias que tem dado abertura para o debate. Uma internet e imprensa livres, são bençãos para o conhecimento. 
Paulo Miranda Nascimento (Pirula), Paleontólogo, zoólogo e youtuber

No que se refere a este debate, agradeço e parabenizo aos dois lados opostos que de forma respeitosa e divertida discutiram um assunto complexo que durou mais de 10 horas de conversa. Fiz questão de assistir a todo o conteúdo, claro, que aos poucos, devido aos compromissos. 
Físico, matemático e pesquisador no EUA

Quero dizer que, tanto Sérgio Sacani, Filipe Hime e o Pirula, são mentes brilhantes em assuntos bem complexos. Concomitante a essa sapiência de ambos, os criacionistas Adauto Lourenço, Marcos Eberlin e João Paulo, conseguiram mostrar que pesquisadores sérios desse assunto, ainda que creiam em Deus, merecem ser respeitados, pois não são pseudo-cientistas, mas gente que estuda muito. 
Marcos Eberlin, químico, cientista, professor e o brasileiro com mais artigos publicados

Contudo, notei que no que se refere às questões químicas e biológicas, houve dificuldades, especialmente para o Pirula em sustentar a teoria da evolução com os seus pretensos bilhões de anos. Mas, também percebi, especialmente nas perguntas do Filipe e do Sérgio Sacani, dificuldades nos criacionistas em responder com mais assertividade sobre os dados para sustentar o catastrofismo. Em resumo, torna-se importante os defensores do Criacionismo e TDI trabalharem nos dados para a sustentação do modelo e divulga-lo melhor ao mundo. 

A sugestão do Sacani (percebi muita sinceridade e respeito da parte dele nas perguntas), no que se refere a produzir dados e publicar sobre a tese do catastrofismo, seria algo bem revolucionário. 
João Paulo, Cientista da Religião e Ciências Sociais

Assim sendo, como bem disse o Pirula eventos “de improbabilidades, não são tão improváveis assim”, ao se referir ao debate. 

Pois é… o debate aconteceu. Particularmente, fiquei bastante satisfeito com o que assisti, mesmo sabendo que não era um debate acadêmico. Foi algo popular, e isso foi magnifico. Não tive como não me lembrar da conversa com o Naor 16 anos atrás, quando numa capela, fiquei bastante emocionado com a brilhante explicação sobre a criação. 

A linda letra "Ninguém Explica Deus" do grupo Preto no Branco mostra que do crente ao ateu, por mais brilhante que seja a mente humana, é algo muito pequeno para tamanha complexidade. O fato é que o ser humano como um todo, se esbalda ao observar o Universo e as belezas do Planeta Terra. Independente se ateu, ou crente. 

O próprio naturalista Alexander Von Humboldt (vidrado em vulcões como o Sacani) teve um lampejo de designer inteligente ao reconhecer na força e exuberância do Cotopaxi que ele tinha sido projetado por alguém. Ele disse que, "era como se um marceneiro tivesse fabricado em seu torno mecânico". 

Que Deus continue a abençoar a vida desses brilhantes estudiosos e que todos eles consigam enxergar coisas extraordinárias para nos auxiliar na continuidade em contemplar as maravilhas da criação. Afinal, "Os Céus proclamam a glória de Deus e o firmamento anuncia as obras de Suas mãos" (Salmo 19:1-3). 

.
.
.
.

#blogger #life #family #nature #amor #amo #leitor #leitora #ler #cultura #vida #tempo #oportunidade #hospital #dor #tristezas #suicídio #família #noivos #casal #blogueira #reflexão #reflexão #religião #religiao #filosofia #benção #historia #liberdadereligiosa #crônica #poesia #jaguariuna #terremoto #turquia #siria #itaunas #criacionismo #evolucionismo #inteligencialtda 


Comentários

Mais Vistas