Educação contínua é missão


Por Célio Barcellos e Victória Almeida

No último domingo (24), o Centro Universitário Adventista de São Paulo (UNASP/EC) recebeu pela sétima vez consecutiva a celebração da formatura de líderes da Universidade MissioNow promovida pela Associação Paulista Central (APaC). Antes conhecida como Escola de Liderança, a ampliação para Universidade MissioNow tem como objetivo forcar em quatro áreas: (1) Universidade Andrews; (2)Formação em Ministério; (3) Nova Criatura e (4) MBA em Liderança Missional. Todos esses cursos são chancelados pela Andrews University (EUA) e UNASP.

Em sua clara definição de visão, a APaC quer ser "uma igreja que serve a comunidade com amor e [que proclame] a volta de Jesus". Por isso, entende que, investir em formação continuada, profissional e acadêmica tem tudo a ver com o cumprimento da missão. Sua parceria com a Andrews University e UNASP abre portas para novas oportunidades de aprendizado. Tudo isso para honra e glória de Deus e sob a unção do Espírito Santo. 

De acordo com Erlo Braun, presidente da APaC e idealizador do projeto, o "objetivo da Universidade MissioNow é desenvolver líderes para servir a igreja”. Segundo Braun, "Deus quer que Seu povo seja cabeça e faça toda a diferença no mundo” (ver Dt 28:13). De fato, é notório o grande interesse de pessoas nos diversos cursos da MissioNow. Para Cleyton Costa, diretor da MissioNow, o ano de 2021 superou todas as expectativas, pois "alunos de 20 países incluindo o Brasil se inscreveram nos cursos (EAD). O resultado é que cerca de 8 mil alunos concluíram com satisfação". 


Ensino sem fronteiras 

Se antes da pandemia, a Universidade MissioNow já fazia a diferença no território da APaC, a partir da mesma, ela compreendeu que poderia fazer muito mais. O pastor Naweji Khekhe Walonga, de Angola, testemunha que os “cursos da Universidade MissioNow auxiliam e capacitam os seus líderes para a missão”. De acordo com Walonga, a “APaC tem grande contribuição para o resultado exponencial dos batismos em 2021 no Distrito do Palanca, na Missão Leste de Angola”, ressalta. Para ele, a APaC não deve parar. 

Uma curiosidade é que a inciativa de Walonga e de tantos outros pastores e líderes do Continente africano em participar da MissioNow, deve-se ao projeto Teologia Hoje; iniciativa do missionário brasileiro Dr. Heraldo Lopes, reitor da Universidade Adventista de Moçambique. Lopes criou um grupo de WhatsApp para divulgação de materiais em língua portuguesa. Ele compartilhou o link da Universidade MissioNow e foi uma benção de Deus. Lopes ficou muito satisfeito em saber que a APaC está contribuindo não só com o seu território, mas para diversas pessoas ao redor do mundo. 
Pr. Walonga, Angola

A jovem Adriele Cordeiro, professora do Departamento Infantil e conselheira dos Aventureiros na igreja Central de Pirassununga/SP, menciona que a Universidade MissioNow reforça a “capacitação de missão e desenvolvimento intelectual das pessoas”. Ela está muito grata por concluir os cursos de Alfabetização e Consciência Fonológica e Contribuição da Neurociência. 

Para Adriele, a Universidade MissioNow além de auxiliá-la no crescimento como membro de igreja, a despertou para a vontade acadêmica, ao iniciar o curso de pedagogia. Já Eliana Gomes de São Paulo, Gestora em Tecnologia e pós-graduada em Gestão Estratégica da Inovação, a MissioNow “representou conhecimento e aprofundamento”. 

Ensino que vai além 

Ao testemunhar resultados fantásticos na vida das pessoas por essa iniciativa da APaC, percebe-se que os investimentos em educação tendem a somar para a igreja e comunidade. Desde o envolvimento dos membros na missão, até mesmo em seu crescimento pessoal para a obtenção de melhor colocação no mercado de trabalho e com isso, a melhora na renda familiar. 

Se voltarmos o olhar para a Europa Ocidental, no período carolíngio, quando ocorre o chamado renascimento cultural, houve a preocupação com o conhecimento da Bíblia e intelectualidade das pessoas. Percebemos que a iniciativa da APaC com a Universidade MissioNow, visa servir as pessoas para o desenvolvimento das mesmas. 

Para Raimundo Nonato secretário executivo da APaC, a Universidade MissioNow é importante por duas razões: (1) “fazer discípulos e ensinar é um mandamento de Deus, portanto, um processo contínuo”; (2) “porque o desenvolvimento contínuo de pessoas é essencial para o cumprimento da missão da igreja em anunciar o evangelho ao mundo”. 
Por conseguinte, Jailton Borges, diretor financeiro da Instituição aborda que a MissioNow "tem uma importância muito grande no processo de desenvolvimento das pessoas e o investimento vale a pena, pois é muito gratificante ver a transformação dos membros através do conhecimento e o mesmo conhecimento ser usado para a salvação de pessoas e expansão do Reino de Deus". 

O que a APaC faz é dar continuidade ao modelo de ensino adventista. Inicialmente, os pioneiros desenvolveram quatro pilares que nortearam o movimento. São eles: (1) Igreja local; (2) Colportagem; (3) (Obra Médico Missionária) e (4) Educação. Numa atenção detalhada, tudo isso está no escopo da Universidade MissioNow. Cada curso oferecido tem o objetivo de proporcionar aos alunos a vontade de aprender e se envolver nos pilares que norteiam essa igreja. 

E os planos da MissioNow não param. Seguindo as orientações do Espírito Santo e com muita oração, o próximo passo da Universidade Corporativa da APaC é o sonho da implantação do Ensino Médio, capacitação digital e cursos profissionalizantes para atender a demanda dos membros. A APaC entende que os desafios futuros serão enormes e enxerga uma igreja mais capacitada tanto para a missão quanto para os desafios da sobrevivência humana. 

Em breve tem mais! Afinal, a APaC não para!
.
.
.
.
#blogger #life #family #nature #amor #amo #leitor #leitora #ler #cultura #vida #tempo #oportunidade #hospital #dor #tristezas #suicídio #família #noivos #casal #blogueira #reflexão #reflexão #religião #religiao #filosofia #benção #historia #liberdadereligiosa #crônica #poesia

Comentários

  1. Louvado seja o nome do nosso grande Deus pela abnegação no serviço de redenção, educação , capacitando para melhor servir a Cristo .

    Muito obrigado que Deus vos abençoe!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amém! Que o nosso Deus seja exaltado. Obrigado pela apreciação!

      Excluir

Postar um comentário

Mais Vistas