Artistas se entendem


Por Célio Barcellos

Em pleno feriado da Semana Santa, a artista plática Lairana Barreira  nos recebeu em sua residência de forma amistosa para uma ótima conversa sobre artes. Na realidade, o objetivo da visita foi a troca de experiência para o aprendizado do Kairos, artista em formação. De forma amabilíssima, Lairana contou a sua experiência e deixou o seu ateliê à disposição para que o Kairos desenvolva a sua arte.

Lairana recebendo Kairos em seu Ateliê
Lairana é natural de Bauru/SP e vive há 10 anos em Pirassununga/SP. De família simples, teve o seu talento descoberto por alguém da família que a incentivou e investiu em sua arte. Estudou Belas Artes, fez doutorado em artes pela Universidade de São Paulo (USP) e lecionou por 26 anos na Universidade Estadual de São Paulo (UNESP).
Durante a conversa e de forma bem descontraída, Lairana mencionou que desde os 20 anos tem a sua arte reconhecida. Ela possui mais de 5 mil obras. Em junho fará uma exposição individual na cidade de Taos, Novo México (EUA). E em agosto, a sua exposição estará em Bauru. Ela falou com bastante orgulho que “Bauru é uma cidade que aprendeu a valorizar o artista”. 
Imagem behance.net: Ilustração de Adelmo Barreira para a Bauducco
Que bom saber que cidades como Bauru, valoriza a arte. O interessante que na família Barreira não tem somente Lairana como artista. Ela é tia de Adelmo Barreira, considerado um dos 100 melhores ilustradores digitais. É um dos grandes nomes da ilustração publicitária no Brasil. É ganhador de vários prêmios. No currículo dele, passam marcas de peso como: Havaianas, Bauduco, Coca-Cola e tantas outras.
Pois é… espero que o Kairos saiba trilhar o seu caminho. Por onde passamos, Deus tem proporcionado para ele, encontro com pessoas extraordinárias. Somos gratos a Deus pelo dom maravilhoso desde pequeno para o desenho! Agradecemos imensamente ao Núcleo de Altas Habilidades de Vitória/ES que ajudou muito na percepção crítica. Destacando os professores Gustavo e Leonardo Freire. Esse último fez o Kairos enxergar mais longe. 
Deserto da Califórnia - pintura a óleo Kairos
Ele só tem 15 anos e tem muita estrada para percorrer. Agora, morando em Pirassununga/SP, Louvamos a Deus por encontrarmos pessoas que o tem apoiado. Wilson, seu professor de artes no Colégio Objetivo; Eduardo Serrador, Arquiteto e apaixonado por artes, a quem devemos o contato com a artista Lairana Barreira, a quem tivemos o privilégio de conhecermos pessoalmente hoje.

Kairos em desenho surrealista
Assim, fica o nosso abraço e carinho por essa artista tão simples e acolhedora. Que Deus continue dando muitos anos de vida para que a sua arte continue a alegrar a vida das pessoas, tanto no Brasil, quanto no exterior. 
Obrigado Lairana! Que Deus a abençoe sempre! 

Comentários

Mais Vistas