A importância do (CCAD) na vida do desbravador


Por Célio Barcellos

Em um mundo digital e cheio de entretenimentos, conduzir cerca de 600 juvenis para uma área de acampamento durante 4 dias, sem sinal de celular e internet, não é tarefa muito fácil. Especialmente pelo fato, de que eles próprios são os responsáveis pela alimentação, limpeza e tantos outros afazeres. 
E foi isso o que aconteceu dos dias 31/05 a 03/06/2018, por ocasião do XV Curso de Capacitação e Aperfeiçoamento do Desbravador (CCAD). Esse evento promovido há 15 anos pela Região Tupi, sob o comando de Erasmo Carlos, coordenador dessa distinta região, localizada em Vila Velha-ES e pertencente a Associação Sul Espírito-Santense (ASES), tem  como finalidade a prática do que é ser desbravador.

Erasmo Carlos (de boné) acompanhado de pastores

Diferente de um Campori, mas com características do mesmo, o CCAD, não está preocupado em pontuações e competições. Mas exclusivamente, fazer com cada Unidade de Clube, possa de fato desenvolver as atividades. Tanto as Unidades masculinas quanto as femininas se empenham ao máximo para o aprendizado.



Particularmente, notei algo muito positivo no que se refere a aspectos de liderança e cooperação. Diversos Clubes decidiram não levar fogões. Aproveitaram a oportunidade para que as próprias Unidades sob supervisão das diretorias, fizessem tudo. E foi muito oportuno perceber meninos e meninas empenhados no preparo do próprio alimento. 




Em algum momento, o coração partia, pois alguns demoraram para que as coisas ficassem no ponto, especialmente no primeiro dia. Podia-se notar claramente semblantes fechados e nervosos de fome. Apesar dos atrasos, ninguém ficou com fome. Se bem que alguns foram almoçar por volta das 16:00 hs, em função de muitos serem “marinheiros de primeira viagem”. 


Além de todas essas atividades, o CCAD também promoveu educação ambiental e relevância com o próximo. Alguns Clubes cumpriram a meta de "lixo zero", em que o objetivo era não utilizar plásticos e outros tipos de recipientes. Como havia uma Vila próximo do acampamento, foi realizada uma Feira de Saúde e entrega de literaturas. Também, com o apoio da ONG  "Guardiões", saíram a plantar mudas de árvores e limpeza de rios e cachoeiras. 
Se porventura, um responsável por algum juvenil entre 10-15 anos, estiver lendo esse texto e quiser proporcionar algo especial que ajudará esse menino ou menina a se tornar homem e mulher autônomos, capaz de trabalhar em grupo e administrar pressões, te convido a conhecer o Clube de Desbravadores. Além de tudo isso que foi mencionado, nas várias atividades, são passadas as responsabilidades: cívica, moral e espiritual.


Num mundo carente de líderes e referenciais, o Clube de Desbravadores, mesmo com as suas imperfeições é uma grande “porta” para que meninos e meninas olhem para um horizonte mais alegre e tenham um futuro esperançoso. Ver juvenis cheios de energia, lutando por aprendizado e até mesmo por sobrevivência, é muito melhor do que olhar para as "ruas" e "guetos" e perceber muitos alucinados e perdidos por experiências que jamais deveriam ter sido iniciadas. 


Portanto, te convido a experimentar o que é ser desbravador. Como toda agremiação, o Clube de Desbravadores não está imune a problemas. No entanto, na somatória dos resultados, os lucros, são infinitamente maiores dos que prejuízos. Particularmente, o meu filho está no Clube de Desbravadores e foi ao CCAD. A minha filha está no Clube de Aventureiros, uma agremiação para a faixa etária entre (6-9 anos) com outra dinâmica de ensino. Mas com o mesmo propósito que é "salvar do pecado e guiar no serviço”.


Assim sendo, quero te dizer o seguinte: Vá correndo a um Clube de Desbravadores espalhado pelas diversas Igrejas Adventistas no Brasil e no mundo! Chegando lá, procure o responsável pelo Clube local e descubra essa maravilha para o seu filho (a). Você notará que, assim como o Erasmo Carlos, voluntários deixam de estar com a família, gastam do próprio bolso para que meninos e meninas tenham um futuro mais brilhante. 


Comentários

  1. Como mãe de uma desbravadora posso dizer que essa é uma experiência incrível e unica! Desde o planejamento para ir ao evento ate a chegada em casa e intensivo de organização, responsabilidade é comprometimento.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado por confiar e acreditar no Clube de Desbravadores. Que Deus te abençoe!

      Excluir

Postar um comentário

Mais Vistas