Férias também é leitura




Por Célio Barcellos



Em 20 de dezembro de 2015, minha família e eu saímos de férias. O descanso anual garantido por lei a todo trabalhador, dessa vez não foi desfrutado somente entre Itaúnas e Conceição da Barra, mas também em Vitória, pois decidimos aproveitar melhor as belezas dessa querida cidade.

Pois bem, logo no inicio das férias, desafiei o meu filho Kairos (11), para ver quem leria mais durante os 30 dias. Mesmo não prometendo nada para ele, caso vencesse, percebi comprometimento no que se propôs a fazer. Houve um momento chuvoso em que precisei pedir para que parasse, pois ele estava bem compenetrado.

Durante as leituras, e as diversas literaturas à disposição, a nossa pequena de apenas 4 (quatro) anos, se interessou mais pelos livros a ponto de passar bastante tempo interagindo com os “gibis”. E até mesmo escolheu dois, para que eu comprasse para ler. 


Após 1 (um) mês de férias e daquela brincadeira de pai e filho, chegou a hora do cômputo. E para a minha alegria e surpresa – o meu filho me venceu em número de páginas. Foram 720 contra 420. O livro que optei para leitura foi de cunho teológico: “O Santuário Celestial no Antigo Testamento” de Elias Brasil e em contrapartida, meu garoto, diversificou a leitura com: “Herdeiros do Trono”, de Elysanna Louzada, alguns “gibis” e periódicos cristãos

 Levei uma goleada de um garoto de 11 anos. No entanto, não me senti humilhado por isso. Não fui afetado como a Seleção nos 7x1 para a Alemanha, mas fiquei super feliz por saber do potencial de leitura do meu filhote. Tudo isso é creditado a Deus e à minha esposa Salomé, que o alfabetizou desde os 3 anos de idade e dedica os nossos filhos a Deus através das orações.

Aos 5 anos já dominava a leitura; aos 7, escreveu e ilustrou um “gibi”; possui um dom artístico no qual é um exímio desenhista, um talento dado por Deus. Desde cedo, se apaixonou por Biblioteca. Por ano, lia uns 40 livros infantis. A partir de outubro de 2015, passou a ler livros mais robustos, além de há um bom tempo, possuir o hábito de ler a Bíblia Sagrada e livros cristãos, pois é o que norteia a sua vida. E desde o ventre cantávamos e contávamos histórias para ele. 
Desenhou aos 9 anos, por ocasião do Aventuri
Desenhou aos 9 e publicado no site do globinho.
1ª aula para testar suas habilidades em desenho

2ª aula.


É claro que nem tudo é somente flores como descrito acima. À medida que ele cresce, os desafios e tentações aumentam. As influências negativas tentam minar o que é positivo. Porém, além do diálogo e das broncas, contamos com o poder do Grande Deus e das orações e insentivos de pessoas que nos amam.

Em casa, pedimos a Deus sabedoria e equilíbrio nas coisas. Nada de fechar a mente, mas saber escolher entre o bom e o ruim. Afinal, como família cristã temos a obrigação de promover a cultura num universo tão difuso, respeitar as pessoas, interagir com as mesmas, aprender delas e ensinar o que  Cristo pediu – a paz entre todos. 


Portanto, o dever de cada pai é inculcar valores para os seus filhos. Mesmo nas férias numa praia ou num rio, num parque ou na leitura de um livro, isso precisa ficar cada vez mais latente, pois assim o fazendo fortalecerá os vínculos e diversificará o aprendizado. Se porventura alguém questinou a ausência de eletrônicos, quero dizer que assim como qualquer família, lutamos para conter as más influências e perigos, mas não impedimos que use. Pelo contrário, a cada hora de estudos ou leitura, tem 20 minutos para distrair com eletrônicos e muita brincadeira com "lego" e ao "ar livre".

Só um detalhe! Quando retornamos das férias e chegamos em casa, o meu “guri” foi ao meu escritório e escolheu para nova leitura: “ Criação”, de Daniel Verlag. 


Assim sendo, se você não se importar, te dou esse conselho: nas próximas férias, desafie os seus filhos para leitura. Perceberás que foi bom não somente para eles, mas para você e toda a sua família. Além da nossa pequena, a minha esposa Salomé, deu continuidade à leitura de um livro. Nesse caso, o próximo desafio não será somente entre dois, mas a todos da casa.

Boas leituras em 2016!

Comentários

  1. Parabéns,pastor!!
    Deus continue abençoando🙏 a sua linda familia.
    Amei a forma como passaram as férias!Seja bem-vindo ao lar ,estamos no aguardo,um grande abraço a todos da família.
    E uma abençoada sexta-feira!!!🙌

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Mais Vistas