Brasil miscigenado, xô preconceito!



foto catracalivre.com.br
Por Célio Barcellos

Brasil!

Terra dos Tupinambás, dos Guaranis, dos Tapajós e tantos outros... os chamados tupiniquins.

Na mistura do europeu com esses povos, surgiu o mameluco – povo corajoso, que singrou rios e matas marchando para o oeste e desbravando o interior.

Em seguida, nessas terras vindos d'África, não por vontade próprias, mas por opressão da dita raça superior, chegaram os negros. Na mistura desses com os seus algozes, surge a figura do mulato, responsável pela construção da economia litorânea. E ainda, tem a figura do cafuzo, fruto da união do indio com o negro.

Todos! Indios, brancos e negros deram o início a uma nação chamada Brasil.

Que aos poucos recebeu o alemão, o italiano, o árabe, o judeu e tantos outros.

A você que porventura, usa de meios abjetos contra o seu próximo, que anseia por uma raça única e superior, sinto muito em lhe dizer: “Não existe nenhum grupo humano racialmente puro”. Todos somos fruto de um prolongado e doloroso processo de miscigenação. Insistir nisso, é insanidade.

Praticar injurias e preconceitos raciais, é totalmente desonesto. Ninguém deveria ser julgado ou ultrajado pela cor da sua pele.

Somos gratos a pessoas como Martin Luther King Jr.; Nelson Mandela, Isabel Cristina (a princesa que disse que "se mil tronos tivesse, mil tronos daria"para libertar os escravos) e tantos outros, que sonhavam com a igualdade e liberdade para todos. Não somente sonharam, mas foram além, inclusive, alguns foram mártires por essa luta.

Ah, nessa patria chamada Brasil, jamais deveria haver segregação, injurias, ou coisas do tipo, pois só rebaixa a grandeza de sua gente.

Aqui, é terra de Milton Santos, negro, catedrático; de Machado, o mulato, habilidoso nas letras; de Pelé, o melhor dos melhores; de Eliza, a Lucinda, negra de olhos verdes, capixaba e voz de trovão; da Tais Araújo, mãe, ser humano, atriz, de extrema beleza e competência; da dona Ana, vó de minha vó, negra vinda de Alcobaça e radicada em Itaúnas, minha terra e de tantos outros.

Pois é... da miscigenação surgiu você! Agradeça a Deus.

Para você que é indio, tenha orgulho da sua gente! Fuja da figura imperial, que troca de nome para ser aceita entre os brancos. Você, de origem africana, não permita ninguém te rebaixar, responda com valor, com a riqueza que há dentro de você e com toda a sua geniliadade. 

Procure amar, respeitar e oportunizar lugar para todos! Afinal de contas, todos somos humanos.

Xô preconceito! Xô segregação! Vão-se embora e não voltem nunca mais. Viva o povo brasileiro!

Comentários

Mais Vistas