O Professor e o Mestre



Por Célio Barcellos

Professor.... Figura emblemática, que exerce a profissão como um sacerdócio. Sim um sacerdócio! À semelhança de um pastor, padre, freira, você se torna um "arauto" do conhecimento. Nenhum professor é igual ao outro, mas nas diferenças  se propõe a fazer uma única coisa: transformar pessoas por meio do saber. Numa linguagem sacra, voçê é um discipulador. Gasta e se deixa gastar por esse ideal.
Professor.... Você não é um sonhador solitário! Igual a você, tem muitos outros espalhados por ai. Eu sei, que parece utopia o que você pensa. Mas, o seu devaneio, ou melhor a sua convicção, se torna ainda mais real e com pleno sentido, quando se vê, pequenos "guris", tornarem-se em sábios gigantes.
Professor... Não desista! Continue a ensinar! Sei que é quase impossivel viver com o que ganha. Ser desvalorizado é um horror. Porém, maior horror, é ser desrrespeitado, maltratado e até mesmo agredido, por aqueles que tanto ama e que deseja somente o bem.
Professor... Por amor aos que te admiram, te respeitam, por favor... continue!  Até porque, a sua perseverança, formará, não somente médicos, engenheiros, dentistas, etc... Mas formará novos professores. Novos multiplicadores. Novos seres civilizados.
Ah, professor! Você é indispensável para o mundo. Só não deve ser venerado, porque és criatura. E como tal, é imperfeito, frágil e mortal. Mas, professor... se orgulhe e seja sempre grato ao "Papai do Céu", pois o mesmo, também é professor. Ou melhor: O Primeiro de todos.
Parabens por seu dia, querido professor!

Comentários

  1. Era meu sonho conhecer,um dia minha filha,me deu uma semana de presente neste lugar maravilhoso !!!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Mais Vistas