In Mission, sinergia para a Missão Urbana
Por Célio Barcellos
Ah, como é bom receber na “veia” doses cavalares de incentivo à missão! O êxtase provocado pela alegria em salvar pessoas não conduz para a beira de precipícios e de sensações irreais, mas para a ordem de Jesus em alertar o mundo do pecado.
Essa sensação de bem-estar provoca uma sinergia capaz de manter ativo o anseio missional para a pregação da chegada do Reino de Deus.
Enquanto pessoas sem rumo e revoltadas consigo mesmas se autodestroem, um grupo expressivo de pastores e líderes de diversas partes do Brasil se reuniu no Centro Universitário Adventista de São Paulo (UNASP) em Engenheiro Coelho-SP, de 14 a 17 de novembro para o 1º Simpósio de Missão Urbana, o In Mission.
Concomitante a essa temática missional, no sábado (18) foi a vez de cerca de 800 anciãos e diretores de grupo se reunirem no mesmo local para o Concílio do Ancionato da APaC com o mesmo propósito.
A realização do Simpósio é uma pareceria da Faculdade de Teologia com o UNASP. Os organizadores do evento, pastores Evandro Fávero (diretor do Seminário e Emílio Abdala, professor e evangelista fizeram algo extraordinário para atender uma carência no que se refere a plantio e revitalização de igrejas.
Nas plenárias e worshops de cada dia, os organizadores fizeram questão de enfatizar a importância da Missão para a expansão do Reino com o plantio de novas igrejas e para a revitalização de igrejas estagnadas.
Para Alejandro Bullon, uma “igreja sem programa de discipulado se atrofia”. Ainda segundo Bullon, a “coluna vertebral do discipulado é cada um ganha um para o evangelho”.
Pr. Alejandro Bullon |
Durante o In Mission a preocupação foi despertar os participantes para a missão. O diretor mundial para a área de missão urbana, Bledi Leno, destacou que a igreja mundial possui três focos missionais:
1. Janela 10/40
2. Alcançar o mundo pós cristão e secular
3. Alcançar pessoas dos grandes centros urbanos
Na palestra de Leno, a utilização do termo “Terceiros Lugares” como estratégia para alcançar e revitalizar ganhou destaque.
Para ele, os “Centros de Influência” podem ser os ‘Terceiros Lugares’. Os Centros de Influência não podem ser somente locais prontos. São os parques, os shoppings, as ruas etc. São os contatos que promovem o surgimento de uma nova igreja”.
Para efeito de curiosidade, os conceitos de lugares seriam:
O Primeiro Lugar = Lar
O Segundo Lugar = trabalho
Em se tratando deste conceito “Terceiros Lugares”, pode-se observar nas pessoas de Jesus e Paulo, grandes especialistas desses ambientes.
Em Lucas 19, Jesus utiliza uma árvore como Centro de Influência para alcançar Zaqueu; Em João 4, o espaço utilizado é um poço para alcançar uma mulher.
Já o Apóstolo Paulo aproveita um espaço público em Atos 16 para alcançar Lídia, a primeira européia a aceitar o evangelho. Se fosse nos dias atuais, Lídia seria uma empresária bem sucedida e apaixonada pelo evangelismo.
Pr. Bledi Leno, Diretor Mundial para evangelismo urbano |
O que falta atualmente para que mais espaços sejam aproveitados é o envolvimento de pessoas, a coragem de fazer e também o desprendimento de empresários cristãos envolvidos na missão.
Não é possível alcançar nativos de Nova York ou de qualquer outro local do planeta sem o envolvimento dos voluntários das diversas camadas sociais que a igreja possui. Especialmente os homens de negócios.
Imagine se pessoas bem sucedidas na igreja compreendessem que elas são agentes do Reino!
Imagine se elas olhassem os ambientes que frequentam para os seus negócios e interação com pessoas de seu círculo como os “Terceiros Lugares”!?
Ao falar sobre Efésios 4, Alex Palmeira Vice Presidente da Southern New England Conference (Associação do Sul da Nova Inglaterra) menciona que “Efésios 4 é um ataque devastador ao sequestro do Corpo de Cristo”.
A sua ênfase é a de que somente Jesus teve todos os dons e que os líderes precisam explorar suas capacidades. Ele definiu da seguinte forma:
Apóstolos = São os plantadores de igrejas. Aqueles que semelhantes a búfalos bravos rompem a cerca no peito e avançam.
Profetas = São os provocadores de reforma, desafiadores do status quo. São os radicais e que falam sem medir as consequências. Ex.: Elias, radical. Natan, não radical.
Evangelistas = São os que passam mais tempo com pessoas que não seguem a Jesus. Querem ganhar pessoas para o Reino
Pastores = São aqueles que se preocupam com as pessoas
Professores = Estão conectados às verdades divinas. São os intelectuais, os analíticos, aqueles que estudam o texto com profundidade.
Para Gerson Santos, Vice-presidente da igreja mundial ao falar sobre a missão da igreja, menciona a seguinte informação: “missiologicamente, as grandes igrejas ‘Mega Church’ não ajudaram a crescer a igreja”.
O Simpósio teve muitos outros palestrantes e serviu como uma overdose de incentivo para a missão.
E, ao falar tanto para os pastores no Simpósio quanto para os líderes no Concílio do Ancionato da APaC, Alejandro Bullon disse que “quando Jesus falava sobre o Reino, parece que Ele estava em uma frequência e os discípulos em outra”. Compreendiam totalmente de forma equivocada.
Pr. Erlo Braun, presidente da APaC |
E nós? Como estamos compreendendo o Reino? Será que estamos na mesma frequência que Jesus?
Mesmo em frequência dissonante, o Espírito Santo faz milagres ao utilizar seres teimosos e pecadores.
Ao final da programação por exemplo, foi muito emocionante a história de Rosilene Silva e Marcos Alexandre, residentes no Paraguay.
Reitor Martin Khun, teologando Gaddy Gabriel, Pr. Romualdo, Marcos, Pr. Samuel Arce e Rosilene |
A Rosilene conheceu o evangelho por ocasião da pandemia e a partir daí a vida dela mudou. O esposo demorou a tomar a decisão, mas foi batizado ao final do Simpósio.
Houve esforços do Pr. Romualdo Villalba, distrital em Naranjito, Paraguay para que esse momento acontecesse e também do jovem Gaddy Gabriel, estudante de teologia do Unasp que fez trabalho evangelístico em Naranjito e teve importante participação para a decisão de Marcos. Assista ao vídeo abaixo.
Assim sendo, nesses dias de intenso aprendizado que pastores e líderes se despertem em criar um ecossistema de evangelismo na frequência de Jesus. E a maneira mais acertada para saber se a sintonia é a mesma que a do Mestre, é ver a igreja envolvida no Método de Cristo.
Que o Senhor Deus te abençoe e o encoraje para o envolvimento na missão.
Que Deus te abençoe ricamente!
.
.
.
.
#blogger #life #family #nature #amor #amo #leitor #leitora #ler #cultura #vida #tempo #oportunidade #hospital #dor #tristezas #suicídio #família #noivos #casal #blogueira #reflexão #reflexão #religião #filosofia #benção #historia #liberdadereligiosa #crônica #poesia #jaguariuna #terremoto #turquia #siria #itaunas #missão #criacionismo #MarcosEberlin #logica #aristoteles #tarsk #campori #desbravadores @desbravadoresucb @desbravadoresbrasil @paulista.central #morte #finados #ressurreição #amazonia #terrorismo #hamas #inmission #missãourbana #missao #evangelismo
Muito bom Pr Célio
ResponderExcluir